Heärt Montessori, uma pré-escola vegana em Cincinnati

As crianças também participam de aulas de permacultura (Foto: Heärt Montessori/Divulgação)

Desde 2017, Cincinatti, no estado de Ohio, nos Estados Unidos, conta com uma pré-escola vegana que também oferece o jardim de infância. De acordo com a professora Caroline Caldwell, uma das fundadoras, a Heärt Montessori tem o propósito de incentivar os alunos a revelarem o melhor de si por meio da intuição, empatia e compaixão pelas pessoas, pelos animais e pelo planeta. “Acreditamos que isso capacita as crianças a serem pacificadoras globais prontas para tornar o mundo um lugar mais belo, justo e pacífico”, informa.

A pré-escola segue a filosofia Montessori ou montessoriana (também conhecida como Método Montessori), idealizada pela educadora, médica e pedagoga italiana Maria Montessori, que preza por uma abordagem centrada em valorizar os interesses naturais de cada criança à medida que ela se desenvolve fisicamente, socialmente, emocionalmente e cognitivamente. “Incentivamos o aprendizado baseado em investigação e descoberta, pensamento crítico, habilidades de resolução de conflitos, graça e cortesia. As idades iniciais a serem atendidas são de dois a seis anos. Nós imaginamos expandir a faixa etária ao longo do tempo com o sonho de oferecer também o ensino médio”, explica Caroline Caldwell.

A Heärt Montessori prioriza também questões como autoconfiança, autonomia, autoestima e autoconsciência. “Imagine um mundo mais amável – um mundo livre de violência e ganância, um mundo livre de pobreza, falta de moradia, fome e guerra. Imagine um mundo sustentável onde as pessoas tratam umas às outras e a todos os seres com empatia e compaixão, e todos são capazes de viver uma vida saudável, com propósito e gratificante. Como pais, os fundadores da Heärt Montessori imaginaram esse tipo de mundo para seus filhos e consideraram como poderiam começar a criar essa realidade”, enfatiza a professora.

As crianças também participam de aulas de yoga e meditação. Por meio da permacultura, aprendem a cultivar frutas e verduras orgânicas nos pomares e hortas da pré-escola. E claro, todas as refeições na Heärt Montessori são veganas. E como parte da difusão da filosofia de vida vegana, não há incentivo ao uso de nada de origem animal. Muito pelo contrário, já que a pré-escola preza tanto pelo respeito à vida humana quanto não humana.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *