Ibama devolve 174 pássaros à natureza no ES

Neste ano, dos 1.726 animais que chegaram ao Centro de Triagem de Serra (ES), 42% já foram reintroduzidos à natureza (Foto: Ibama)

Na terça-feira (10), o Ibama devolveu à natureza 174 pássaros recebidos e reabilitados em Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto. A soltura dos coleiros, tico-ticos e canários da terra foi realizada em área de ocorrência natural das espécies no Espírito Santo.

Em 2018, os Cetas do Ibama reintroduziram em habitats naturais 34,5 mil animais apreendidos em ações de fiscalização, resgatados por policiais militares ou entregues voluntariamente.

Neste ano, dos 1.726 animais que chegaram ao Centro de Triagem de Serra (ES), 42% já foram reintroduzidos à natureza. O aumento do número de solturas realizadas pelo Cetas do Espírito Santo nos últimos anos deve ganhar novo impulso com a ampliação prevista para a unidade, que permitirá o atendimento de 10 mil animais por ano.

A obra será realizada com recursos da Fundação Renova, criada pela mineradora Samarco e suas controladoras (Vale e BHP), para conduzir programas de reparação e compensação socioambientais em resposta ao desastre causado pelo rompimento da barragem de Fundão em Marina (MG) em novembro de 2015.

Entre as funções dos Centros de Triagem estão a identificação, a triagem, a avaliação, a reabilitação e a destinação adequada de animais silvestres. Os trabalhos realizados nos Cetas também contribuem para pesquisas científicas e atividades de ensino e extensão.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *