Depois de registrar crescimento de 72% no período de um ano, a indústria de alimentos argentina Vegan Nature anunciou este mês a inauguração de uma nova fábrica com capacidade de produção 400% maior do que a atual.
Além da demanda interna, o que também motivou esse investimento equivalente a mais de R$ 1,3 milhão é o interesse em começar a exportar seus produtos, que deverão ultrapassar o volume de 200 mil unidades por mês.
Segundo o presidente da Vegan Nature, Francisco Piñero Pacheco, para alcançar um mercado mais amplo é preciso fazer investimentos permanentes.
A previsão para 2021, já operando também a nova fábrica em San Martín, na província de Buenos Aires, é atingir uma receita anual de pelo menos R$ 13,6 milhões.
O valor deve ser alcançado por meio da oferta de alternativas à carne (assim como carnes vegetais), queijos, sorvetes e leites vegetais – também sob suas marcas Nuestra Casa Vegana, Green Think, Augusta, Plant Based Grill e Mr Curry, que juntas somam mais de 70 opções de produtos comercializados em mais de mil pontos de venda na Argentina.
Os sorvestes são à base de leite de amêndoas e castanhas, e os queijos são de castanha-de-caju e de outros tipos de castanhas. Entre as alternativas à carne, estão opções à base de lentilhas e grão-de-bico. Segundo Piñero Pacheco há cada vez mais pessoas buscando alimentos veganos no país.
A estimativa é de que o consumo desses produtos tenha aumentado em 50% na Argentina em 2020. “Por isso tivemos que expandir nossa infraestrutura, porque estávamos em plena capacidade.”
Saiba Mais
A Vegan Nature foi fundada na Argentina em 2011, mas só começou a operar como indústria no país a partir de 2015, quando abriu três fábricas na província de Buenos Aires, além de encomendar produção de outras quatro fábricas para suprir sua demanda.