Jane Goodall diz que devemos respeitar os animais e a natureza

“É nosso desrespeito à natureza e aos animais com os quais devemos compartilhar o planeta que causou essa pandemia. Isso foi previsto há muito tempo” (Foto: National Geographic)

Durante uma conferência virtual de divulgação do seu novo documentário, que será lançado pela National Geographic no próximo dia 22, a renomada primatologista Jane Goodall voltou a falar sobre a disseminação da covid-19. Ela defende que o novo coronavírus é consequência do desrespeito a outras formas de vida.

“É nosso desrespeito à natureza e aos animais com os quais devemos compartilhar o planeta que causou essa pandemia. Isso foi previsto há muito tempo”, diz e acrescenta que as civilizações modernas criaram ambientes onde o vírus pode se espalhar facilmente.

“Agrupamos cruelmente bilhões de animais no mundo todo”, continua.

Segundo a primatologista, que dedicou sua vida aos animais silvestres e se prepara para lançar o documentário “Jane Goodall: The Hope”, à medida que destruímos, por exemplo, a floresta, diferentes espécies de animais são forçadas a se aproximarem e, como consequência, as doenças estão sendo transmitidas de um animal para o outro.

“É mais provável que o segundo animal infecte humanos porque ele é forçado a ter um contato mais próximo com os humanos. Essas são condições que criam uma oportunidade para o vírus ultrapassar a barreira das espécies e chegar aos humanos.”

Jane Goodall sustenta que o mínimo que podemos fazer é aprender a respeitar o mundo natural. “Temos que perceber que fazemos parte do mundo natural, dependemos dele e, ao destruí-lo, roubamos o futuro de nossos filhos”, reforça.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *