Japoneses estão reduzindo consumo de carne

No Japão, alimentos com cores naturais são uma preferência de grande parte da população (Foto: Green Queen/Sally Ho)

Um relatório recente divulgado pela empresa de pesquisa de mercado FMCG Gurus aponta que cada vez mais os japoneses estão abdicando do consumo de carne ou o reduzindo carne devido a questões como meio ambiente, bem-estar animal e saúde.

Segundo a pesquisa, 7% dos japoneses não comem carne enquanto 32% está reduzindo esse consumo. Isso significa que o país tem um potencial a ser explorado para que os consumidores que ainda estão comendo carne, mas que não a veem como fonte essencial de proteína, possam se abster desse hábito.

Atualmente as alternativas proteicas, como os produtos que imitam carne, estão se tornando um hábito de consumo para 20% da população japonesa. Porém, a FMCG Gurus revela também que muitos dos japoneses que abdicam do consumo de carne ou estão reduzindo esse consumo, preferem simplesmente consumir vegetais em vez de alternativas que imitam carne.

Entre as razões citadas estão falta de sabor e variedade. Além disso, dos produtos à base de plantas, os japoneses preferem mais aqueles com sabores de tofu e cogumelo, não de carne. Há também maior preferência por produtos com cores naturais, e que se aproximam das cores dos vegetais.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *