Jogador que arrancou cabeça de galo vivo com os dentes será processado

Este homem pode ser um exemplo para os jovens, portanto não podemos deixar que este ato fique impune”, observou (Foto: Getty)

Após a divulgação de um vídeo em que o jogador de pelota basca Bixente Larralde aparece arrancando a cabeça de um galo vivo com os dentes na França, a Fundação Brigitte Bardot informou na última segunda-feira que vai processá-lo por sua ação “chocante e repugnante”. O episódio repercutiu na mídia internacional, incluindo o jornal britânico The Guardian.

Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, o atleta aparece sentado diante de uma mesa com várias garrafas de vinho e um galo após partida de um campeonato em Hasparren, a sudeste de Bayonne, na França. Então ele agarra o animal, que tenta escapar, arranca sua cabeça com os dentes e cospe.

Porta-voz da Fundação Brigitte Bardot, Daniel Raposo disse que os advogados da organização foram instruídos a processá-lo.

“Devemos destacar isso, porque é grave e punível pela lei. É sempre chocante e repugnante ver pessoas matando animais por diversão. Este homem pode ser um exemplo para os jovens, portanto não podemos deixar que este ato fique impune”, observou.

Raposo defende que não importa se foi uma noite de bebedeira ou não, argumentando que deve ser considerado o fato de que os animais são seres sencientes e há leis que os protegem.

Ao site de notícias Mediabask, Larralde declarou que não queria falar sobre a ação legal. Porém, o portal declarou que ele confirmou estar ciente de que seu comportamento foi “um erro e uma coisa ruim de se fazer”.

Se condenado por crueldade contra animais, o jogador pode ser multado em até 30 mil euros (equivalente a mais de 132 mil reais). A organização de direitos animais 30 Million Friends também está se juntando a Fundação Brigitte Bardot para fortalecer a ação contra o atleta.

Saiba Mais

O galo é um símbolo não oficial da França.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *