Corte de Apelações permite que leite de amêndoas continue sendo chamado de leite nos EUA

Recentemente, algumas indústrias de laticínios dos Estados Unidos entraram com uma ação contra a Blue Diamond Growers, proprietária da marca “Almond Breeze”, alegando que a empresa estava induzindo os consumidores ao engano ao rotular suas bebidas à base de amêndoas como leite de amêndoas.

Segundo os reclamantes, o rótulo deveria trazer a informação “imitação de leite”, não “leite”, porque o produto “substitui e se assemelha ao leite de vaca, mas é nutricionalmente inferior”. A Corte de Apelações para o Circuito Federal rejeitou o pedido de alteração na rotulagem, justificando que não obstante qualquer semelhança com o leite de vaca, o leite de amêndoas não envolve literalmente a substituição do leite lácteo por ingredientes inferiores. As informações são do site da Corte de Apelações.

Por outro lado, há uma antiga polêmica envolvendo a Blue Diamond Growers que diz respeito à concentração de amêndoas em seu leite de amêndoas. Em 2015, segundo o Food Navigator, um grupo entrou com uma ação coletiva contra a empresa após descobrir que havia apenas 2% de amêndoas no “Almond Breeze”, a bebida mais popular da Blue Diamond. Os reclamantes alegaram que a empresa não trazia essa informação no rótulo nem em seus comerciais.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *