Líder do Partido Verde na Câmara é defensor de rodeios e vaquejadas

Foto: Agência Câmara

Atualmente o líder do Partido Verde (PV) na Câmara, partido que se define em seu site oficial como “um instrumento de ecologia política”, é o deputado João Carlos Bacelar Batista, mais conhecido como Bacelar.

Parlamentar eleito pela Bahia, Bacelar apoiou em 2019 o PL 8240/2017, de Raimundo Lira (PB), transformado na Lei 13.873/2019, que elevou rodeios, vaquejadas e laços a patrimônio cultural imaterial do Brasil.

Mas o apoio de Bacelar a essas práticas não parou aí. Em outubro de 2021, ele encaminhou um requerimento à Comissão de Turismo da Câmara com o objetivo de favorecer uma proposta que visa instituir o dia 25 de outubro como Dia Nacional da Vaquejada.

“Dada a importância que representa na tradição de muitas comunidades nacionais, especialmente as nordestinas, mister se faz a inclusão no calendário oficial do Brasil, não só como medida de justiça, mas de reconhecimento de uma modalidade que fomenta fortemente a economia”, referencia o deputado em defesa da vaquejada, prática que consiste em puxar violentamente o rabo de um bovino.

Na articulação para favorecer a proposta, que vai ao encontro do Projeto de Lei 2973/2021, de Fernando Rodolfo (PL-PE), Bacelar referencia entidades que se beneficiariam com a instituição do Dia Nacional da Vaquejada, como a Associação Brasileira de Vaquejada e a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha.

“Inicialmente amadores, esses torneios profissionalizaram a organização, instituindo calendários específicos, regras bem delineadas e adesão de patrocinadores. Contam atualmente com estrutura própria dos grandes eventos desportivos, registram receitas milionárias e pagam altos valores em prêmios aos competidores”, argumenta Rodolfo, autor do PL.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *