Livro que discute um mundo sem consumo de carne chega ao Brasil

O consumo de carne no mundo está diminuindo e isso não é consequência apenas de uma questão financeira, mas também de uma mudança profunda nos hábitos que envolvem mais que alimentação.

Na década de 1990, por exemplo, havia no mundo apenas cerca de um milhão de pessoas que não consumiam carne e laticínios nem usavam produtos de origem animal. Assim como hoje, a decisão delas estava alinhada ao combate à exploração animal, além do alerta sobre as consequências para todo o ecossistema e para o próprio organismo humano.

Em 2015, esse número centuplicou e hoje se fala de pelo menos 750 milhões de indivíduos que não consomem nada de origem animal. É esse cenário de transformação e conscientização que inspirou a antropóloga Roanne Van Voorst a escrever “O futuro da comida: Já imaginou um mundo sem consumo de carne?, publicado no Brasil pela Editora Nacional.

Segundo a autora, a “era atual ficará marcada na história pelas imensas transformações sociais, econômicas e culturais que estão se desdobrando no exato momento em que você lê este livro. Não há lugar no mundo que não esteja passando por tais transformações, e não demorará até que você seja tragado por elas, que se materializarão nos objetos que consumir, no trabalho que exercer, na maneira como educar seus filhos, em seus próprios pensamentos e sentimentos tal como eles se manifestarão — e, neste estágio, a sensação será de que nunca existiu uma realidade diferente”.

A autora aborda diversas ações de conscientização pelo mundo sobre o uso de animais para fins de consumo, como é o caso de Gante, na Bélgica, que se tornou a primeira cidade europeia a promover um dia sem carne nas escolas e demais instituições públicas.

Por essas e outras razões, ela explica como os especialistas estão enxergando na redução do consumo de proteínas de origem animal uma das únicas maneiras de reverter o aquecimento global.

A obra nasce de profunda pesquisa acadêmica e traduz de forma bem-humorada as informações que surgem dessa reflexão e como em breve o assunto estará cada vez mais em alta diante da necessidade de preservação da natureza.

A apresentadora e ativista vegana Alana Rox assina o prefácio brasileiro, em que destaca: “Van Voorst não mostra apenas como seria um mundo mais amistoso para os animais e seus impactos positivos sobre o meio ambiente, mas também as consequências e impactos na economia, no clima, na saúde das pessoas e na cultura mundial, por meio da popularização de um modo de vida à base de plantas.”

Saiba Mais

O livro “O futuro da comida” está disponível em pré-venda nas principais livrarias do país por R$ 59,90.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *