Maior festival de hardcore da Bélgica é vegano

Este ano, a exemplo das outras edições, a organização do evento levou dezenas de bandas para a área rural de Ieper (Foto: Arne De Smedt)

Realizado no mês passado, o Ieper Hardcore Fest, mais conhecido como Ieperfest, e que tem duração de três dias, é o maior festival de hardcore da Bélgica. Este ano, a exemplo das outras edições, a organização do evento levou dezenas de bandas para a área rural de Ieper – e não apenas de hardcore.

Entre os nomes de peso no cenário internacional estavam Cockney Rejects, Shelter, Hirax, Jasta, Doyle, Doom, Discharge, Converge, Conflict, Oi Polloi, High On Fire, Celeste, Broken Teeth e Agrotoxico.

Criado em 1992, o festival, que este ano prestou uma homenagem ao cenário hardcore brasileiro por meio de uma exposição fotográfica, orgulhosamente não oferece nada de origem animal ao público, nem mesmo às bandas que participam do evento.

Dessa vez, entre as opções de alimentos veganos havia croquetes de queijo, pizzas, hambúrgueres, aioli, donuts, sorvetes e pratos típicos do México e da Índia, além de bebidas orgânicas e artesanais, entre outras opções.

Havia também estandes de 17 organizações de defesa dos direitos animais e uma grande placa informando que o Ieperfest é um evento antirracista, antissexista e antifascista. Sobre o fato de oferecer apenas alimentos sem ingredientes de origem animal, a comissão organizadora justifica:

“Uma dieta vegana é mais saudável para você, para os animais e para o planeta inteiro. O veganismo não é apenas sobre comida, é um movimento ético crescente e uma das escolhas mais poderosas que se pode fazer na vida. E também o maior diferencial na política verde do nosso festival.”

Ao final do Ieperfest, realizado na histórica área rural de Ieper, onde aconteceu a última grande batalha do primeiro ano da Primeira Guerra Mundial, o que chama atenção também é que não se vê lixo espalhado pelo chão como na maioria dos festivais de música, e simplesmente porque isso é proibido.

Além de enormes contêineres para a destinação específica de cada tipo de lixo, o evento oferece uma “Bubble Gum Tree”, para os visitantes fixarem gomas de mascar em vez de as jogarem no chão. A política verde do evento também inclui banheiros feitos com materiais recicláveis e um sistema de transformação de dejetos orgânicos em compostagem e adubo a partir de fezes humanas.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *