Maior indústria privada de laticínios da Finlândia está preferindo investir em produtos à base de aveia

“Há uma grande mudança global acontecendo, especialmente entre os jovens, que estão migrando de produtos lácteos e carnes para produtos não lácteos e vegetarianos. Essa mudança persistirá” (Foto: Divulgação)

A Kaslink Foods, maior indústria privada de laticínios da Finlândia, com sede em Kouvola, está preferindo investir em produtos à base de aveia. Recentemente, segundo a Food Ingredients First, a empresa firmou uma parceria com a Tetra Pak com o objetivo de “não perder espaço para a concorrência”, considerando que em países nórdicos há uma grande procura por leites vegetais. Além disso, a aveia é um alimento bastante popular na Finlândia.

“Há uma grande mudança global acontecendo, especialmente entre os jovens, que estão migrando de produtos lácteos e carnes para produtos não lácteos e vegetarianos. Essa mudança persistirá”, garante o CEO da Kaslink, Tuomas Kukkonen em entrevista ao FIF. A perspectiva do executivo é endossada por pesquisas globais de mercado. A Innova Market Insights, por exemplo, afirma que até o final do ano o mercado global de alternativas vegetarianas aos laticínios deve chegar a 16,3 bilhões de dólares. Desse total, 40% serão produtos veganos.

“A maior parte de nossa produção hoje é de produtos lácteos, mas os produtos não lácteos vão assumir o controle”, antecipa Tuomas Kukkonen. O CEO vê uma oportunidade, não um problema no crescimento do vegetarianismo e do veganismo, e espera colocar a Kaslink na vanguarda de alternativas vegetais aos produtos lácteos. “Há espaço para crescer”, garante.

O vice-presidente da indústria finlandesa de laticínios também está animado. Juha-Petteri Kukkonen declara que alimentos saudáveis e voltados ao bem-estar em geral são megatendências globais. “O conhecimento de um estilo de vida saudável e a demanda por alimentos à base de plantas estão aumentando significativamente. As pessoas também estão cada vez mais conscientes das questões relativas ao meio ambiente e sustentabilidade. Além disso, estão ansiosas para experimentarem coisas novas e novos alimentos”, avalia.

Atualmente a Kaslink está voltando sua atenção para o desenvolvimento de produtos à base de aveia e prevê que nos próximos cinco anos os iogurtes convencionais deixarão de atrair atenção nos países nórdicos. “Muitas pessoas que consomem muitos produtos lácteos querem substituir alguns deles por alternativas baseadas em plantas. Por exemplo, na Finlândia, 75% da população já experimentou alternativas baseadas em plantas”, enfatiza Juha-Petteri.

 

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *