Mais consumidores estão optando por alternativas à carne na Europa

De acordo com uma pesquisa realizada pela OpinionWay sob encomenda do Good Food Institute (GFI), mais consumidores estão optando por alternativas à carne, como as carnes vegetais, em quatro países europeus.

As motivações envolvem preocupações com o impacto da pecuária no meio ambiente, com o bem-estar animal e também com a saúde.

A pesquisa foi realizada com 4.096 pessoas na Alemanha, França, Itália e Espanha sobre hábitos de consumo de carne e atitudes em relação às proteínas alternativas.

Segundo os resultados analisados ​​pelo GFI Europa, mais de 50% dos consumidores desses países relataram que reduziram o consumo de carne nos últimos cinco anos.

Além disso, mais de 60% dos entrevistados de cada país disseram que as alternativas aos alimentos de origem animal deveriam estar mais disponíveis.

Conforme a pesquisa, 57% dos alemães, 33% dos franceses, 55% dos italianos e 65% dos espanhóis responderam que estão dispostos a comprar carne cultivada quando estiver disponível na Europa. Entre os mais jovens, o interesse é maior.

“É ótimo ver a carne vegetal se estabelecendo na dieta de muitas pessoas na Europa. As empresas agora precisam capitalizar esse interesse e investir no desenvolvimento de produtos que possam realmente competir com a carne convencional em sabor e preço para fornecer as opções sustentáveis que eles desejam”, disse a gerente de engajamento corporativo do GFI Europa, Carlotte Lucas.

A pesquisa também revelou que a maioria das pessoas vê como um problema o impacto da pecuária convencional no meio ambiente e concorda que são necessárias alternativas para substituir a proteína animal. Em relação a essa posição, o percentual entre os entrevistados foi de 60% na França, 71% na Itália e 66% na Espanha.

Peixe à base de vegetais, de acordo com a pesquisa, é o alimento que os consumidores mais têm interesse em adicionar à dieta na França, Itália e Espanha. Hoje a Alemanha é o país que tem mais consumidores que já ouviram falar sobre carne cultivada.

Muitos participantes relataram acreditar que a carne cultivada teria um impacto positivo no meio ambiente. Com base nisso, 38% dos entrevistados na França, 56% na Alemanha, 58% na Itália e 68% na Espanha disseram que querem que o governo apoie essa nova maneira de produzir carne.

“E com esse apoio crescente à carne cultivada, fica claro que haverá um mercado significativo para esse alimento na Europa. Os governos precisam ouvir as opiniões de seus cidadãos e investir na pesquisa e infraestrutura necessárias para garantir que a carne cultivada possa oferecer os benefícios ambientais que muitas pessoas desejam ver”, acrescentou Carlotte Lucas.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *