Mais um estudo sugere que não comer carne ajuda a evitar câncer

Foto: Sontung57/Pixabay

Um estudo publicado no periódico científico BMC Medicine e divulgado neste mês de julho pela Escola de Medicina da Universidade Harvard sugere que não comer carne ajuda a evitar câncer.

A pesquisa que acompanhou por 11 anos pessoas que seguem diferentes dietas revelou que veganos e vegetarianos têm o menor risco de desenvolvimento de câncer em comparação com pessoas que consomem carne regularmente.

Em relação ao câncer de próstata, por exemplo, 31% a menos. Na sequência estão os pescetarianos, que apresentaram um risco 20% menor.

No geral, para diferentes tipos de câncer, veganos e vegetarianos mantêm um risco menor de 14%. Na sequência, continuam aqueles que consomem peixes. O estudo contou com a participação de 472 mil pessoas com idade entre 40 e 70 anos.

Os participantes relataram com que frequência por semana comiam carne (processada, bovina, suína, de frango, peru e ovina), se evitavam carne, se comiam peixes ou eram vegetarianas ou veganas.

A pesquisa cita que o desenvolvimento de câncer de cólon pode ser favorecido pelo consumo de carne. Mas faz a ressalva de que por ser um estudo observacional mostra somente associação, não causa direta.

Além disso, o estudo não considerou outros hábitos alimentares, estilo de vida ou genética. No entanto, conforme reforçado também pela publicação da Escola de Medicina da Universidade Harvard, as descobertas apoiam outras pesquisas que relacionam a menor ou nula ingestão de carne com um menor risco de problemas de saúde.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *