Mais um urso é resgatado de uma fazenda de bile no Vietnã

Aos seis anos, Cam vivia em uma estreita jaula de aço, onde mal conseguia se mover (Foto: Proteção Animal Mundial)

De acordo com informações da organização Proteção Animal Mundial, recentemente um urso preto asiático chamado Cam foi resgatado de uma fazenda de bile na província de Hai Phong, no Vietnã.

“Cam era mantido em cativeiro ilegalmente e foi descoberto sem microchip ou registros durante uma viagem de monitoramento rotineira a fazendas de ursos na região”, informa a entidade.

Aos seis anos, o animal vivia em uma estreita jaula de aço, onde mal conseguia se mover. “Cam era mantido em uma jaula minúscula, o que é comum de se encontrar em fazendas de bile”, diz a Gerente Global de Campanhas de Medicina Tradicional da Proteção Animal Mundial, Maya Pastakia.

“Os ursos são forçados a viver em jaulas pequenas, apertadas, não muito maiores do que uma cabine telefônica, causando extremo sofrimento físico e psicológico.”

Vivendo com outros 41 ursos 

O resgate foi realizado em parceria com a Four Paws International, Education for Nature Vietnam (ENV) e autoridades locais.

“Negociamos o resgate de Cam, que foi levado a um santuário administrado pela Four Paws International, em Ninh Binh – pouco mais de 100 quilômetros ao sul de Hanói.”

Segundo a organização, o urso recebia uma alimentação pobre, sem os nutrientes necessários para uma vida saudável. No entanto, agora a realidade já é diferente.

“Estamos muito animados com o fato de Cam se juntar aos outros 41 ursos do nosso santuário. As fazendas de bile de urso são extremamente cruéis. Os ursos resgatados desses locais costumam ter traumas psicológicos, mas Cam agora é mais um animal que poderá viver o resto da sua vida em paz, livre da dor e do sofrimento”, afirma Barbara van Genne, da Four Paws International.

Saiba Mais

A Proteção Animal Mundial informa que tem trabalhado em parceria com outras organizações e com o governo vietnamita há 15 anos para acabar com as fazendas de bile de urso.

Segundo levantamento da entidade, de lá pra cá, houve redução de 91% do número de ursos explorados em fazendas de bile – 4,3 mil em 2004 e agora menos de 400.

A bile é extraída para utilização na medicina tradicional chinesa.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *