Mais votada em SC, Caroline de Toni (PL) defende livre porte de arma para caçadores

Foto: Agência Câmara

Dos candidatos a uma vaga na Câmara, Caroline de Toni, do Partido Liberal (PL), foi a mais votada em Santa Catarina, recebendo 227.632 votos.

A deputada federal reeleita é autora do Projeto de Lei 2852/2021, que beneficia caçadores, atiradores e colecionadores.

“A presente proposta tem a finalidade de permitir o livre porte de arma de fogo aos caçadores e colecionadores registrados junto ao Comando do Exército”, frisa a deputada na proposta.

“A ampliação do porte de arma de fogo representa uma medida democrática e de ampliação da liberdade individual dos cidadãos, considerando que a imensa maioria dos caçadores, integrantes das entidades de desporto e colecionadores de arma de fogo é formada por cidadãos de bem”, consta no PL.

Caroline de Toni diz que os caçadores e colecionadores, assim como os integrantes das entidades de desporto, “merecem ter direito ao livre porte de arma de fogo”.

Embora não apresente dados que corroborem a afirmação, a deputada também alega que o Estatuto do Desarmamento foi concebido com premissa completamente equivocada de que a restrição do porte de arma de fogo seria a resposta para os altos índices de violência no Brasil.

Caroline de Toni afirma ainda que “apenas as ‘pessoas de bem’ andam desarmadas. “Deve-se, portanto, inverter a lógica do fracassado Estatuto do Desarmamento atualmente vigente”, defende no projeto de lei.

Desde 2018, o número de armas para caçadores, atiradores e colecionadores cresceu de 350,6 mil para 1.006.725 neste ano, segundo informações dos institutos Igarapé e Sou da Paz.

O número de armas circulando aumentou 700% só na região amazônica.

Saiba Mais

A proposta de Caroline de Toni foi apensada ao PL 909/2021, de Heitor Freire (União-CE), que propõe algo semelhante.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *