Mercado de alimentos à base de vegetais pode valer mais de R$ 406 bilhões

Foto: Violife/Divulgação

O emergente mercado de alimentos à base de vegetais pode alcançar um valor equivalente a mais de R$ 406 bilhões até 2027, segundo projeção da Meticulous Market Research (MMR), que prevê uma taxa de crescimento anual composta de 11,9%.

A empresa de pesquisa de mercado avaliou os segmentos de alternativas aos laticínios, carnes e ovos e concluiu que as opções não lácteas devem despontar mais em comparação com versões vegetais de carnes e ovos.

“A posição dominante desse segmento é atribuída a fatores como aumento do número de pessoas com intolerância à lactose, crescente conscientização sobre preocupações éticas envolvendo abusos contra animais nas práticas modernas de produção de leite e benefícios nutricionais oferecidos por alternativas à base de vegetais.”

“Ovos vegetais”, proteína de ervilha e Europa

A pesquisa cita que a produção de substitutos para ovos, ou “ovos vegetais”, também será um dos grandes destaques do período. Sobre a proteína de soja, a MMR frisa que continuará tendo grande e diversa utilização pela fácil disponibilidade e menor custo em comparação com outras fontes de proteínas.

“No entanto, espera-se que o segmento de proteína de ervilha tenha a maior taxa de crescimento anual composta durante o período de previsão.” O relatório também frisa que  o mercado em maior expansão hoje quando o assunto são os novos alimentos à base de vegetais é o europeu.

Segundo a MMR, a justificativa é que há uma base populacional vegana e vegetariana mais elevada do que em outras regiões, um setor de alimentos bem estabelecido, maior adoção de avanços tecnológicos na indústria de alimentos e bebidas, mais investimentos no setor de proteínas alternativas e maior disponibilidade de matéria-prima, assim como maior reconhecimento dos benefícios de uma dieta rica em proteínas de origem vegetal.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *