Mercado de alternativas aos laticínios pode crescer mais de 78%

“O segmento de iogurte deve garantir a maior taxa de crescimento anual composta no período de previsão” (Foto: Plant You)

Todas as pesquisas publicadas nos últimos anos sobre o mercado de alternativas aos laticínios têm apontado um futuro promissor para o segmento, e nem poderia ser diferente considerando o crescente interesse global dos consumidores por opções não lácteas.

As motivações, claro, variam bastante, mas juntas reforçam que a tendência é de que versões vegetais de leites, iogurtes, queijos, sorvetes e cremes ocupem cada vez mais espaços em supermercados de diferentes partes do mundo.

Hoje, preço e acessibilidade ainda são barreiras que podem dificultar o consumo desses produtos por parcela maior da população. Ainda assim, há uma mudança em andamento. Um exemplo recente que reflete essa realidade é uma pesquisa realizada pela empresa de análise de mercado Markets and Markets e divulgada ontem (11).

O relatório aponta que o mercado de alternativas aos laticínios pode crescer mais de 78% até 2026, ou seja, subindo de um valor equivalente a R$ 121,29 bilhões para R$ 217,89 bilhões; e isso em apenas cinco anos como resultado de uma projeção que considera maior circulação desses produtos alimentícios.

Taxa de crescimento anual composta de 10,3% até 2026

A pesquisa considera o potencial de produtos das categorias leite, queijo, iogurte, sorvete e cremes e matérias-primas como soja, amêndoas, coco, aveia, arroz e cânhamo.

Com uma taxa de crescimento anual composta de 10,3% até 2026, o mercado de alternativas aos laticínios tem sido impulsionado por três fatores, de acordo com a pesquisa – crescimento da população vegana, de consumidores reduzindo ou querendo reduzir o consumo de laticínios e de intolerantes à lactose.

“O segmento de iogurte deve garantir a maior taxa de crescimento anual composta no período de previsão”, informa a Markets and Markets, acrescentando que há uma demanda cada vez maior por mais variedade de iogurtes vegetais saudáveis.

Oportunidades para fabricantes de produtos sem leite

“Isso está criando oportunidades para fabricantes de produtos sem leite”, ressalta. O relatório também cita que a inovação é uma parte essencial do mercado de alternativas aos laticínios, o que é importante, já que é preciso oferecer diferenciais para motivar o consumidor a optar por um produto com o qual, de repente, ele não está habituado, mas considera uma inclusão ou mesmo transição.

A diversidade de sabores e que fogem ao tradicional também estão ajudando a popularizar as alternativas livres de leite.

“A incorporação de sabores ajuda a aumentar a palatabilidade das alternativas não lácteas, como leite de soja, arroz e aveia. Além disso, ajuda os fabricantes a atender as demandas dos consumidores em constante mudança e a aumentar sua oferta de produtos.”

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *