Mercado de leites vegetais pode mais do que duplicar

O mercado de leites vegetais pode mais do que duplicar até 2030. A expectativa é de que os produtos também se tornem mais acessíveis, de acordo com um relatório divulgado pela Research and Markets.

A estimativa é de que o mercado global de leites vegetais, que atingiu um valor de US$ 8,85 bilhões em 2021, chegue a US$ 20,68 bilhões até 2030.

O que tem favorecido a demanda por leites vegetais também é sua aplicação como alternativa aos laticínios e seu crescente uso no desenvolvimento de novos produtos, incluindo cosméticos.

Ou seja, além do consumidor final, há também uma crescente demanda da própria indústria de produtos alimentícios e não alimentícios de uso de leites vegetais como ingredientes.

“Há uma crescente conscientização sobre o leite vegetal e seus valores nutricionais”, destaca o relatório. “Os leites vegetais já podem substituir o leite de origem animal em qualquer bebida ou preparo culinário.”

O relatório também cita o aumento da demanda em segmentos específicos como cafés e padarias. Entre os leites vegetais disponíveis no mercado global com maior penetração estão o de soja, amêndoas, aveia, coco e arroz.

“Há produtos com alto valor nutricional, além de ricos em proteínas e vitaminas e minerais.” Segundo a publicação, a percepção dos consumidores sobre os benefícios de uma dieta sem alimentos de origem animal está favorecendo o mercado de alternativas aos laticínios.

“Todos esses fatores mencionados impulsionam o crescimento do mercado de leites vegetais”, reforça.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *