Mike Ness: “Devo lutar pelos animais porque eles não têm voz”

“Ninguém iria assar o cachorro da família. Por que com o boi ou com a galinha é diferente?” (Fotos: Getty)

Em 1978, o vocalista e guitarrista Mike Ness, inspirado em bandas britânicas como Sex Pistols e The Rolling Stones, fundou o Social Distortion nos Estados Unidos. Além da banda ser considerada uma das mais importantes do ressurgimento do punk rock na década de 1980, também costuma ser citada como uma das que alcançou maior sucesso comercial na história do punk rock.

Vegetariano há quase 40 anos, Mike Ness relatou em entrevista a Maranda Pleasant, da revista Origin, dos EUA, que ele se considera um ativista pelos direitos animais, vegetarianismo e meio ambiente.

“Nunca fui de hastear bandeiras, mas posso dar o exemplo. Sinto que se de algum modo o público está de olho em você, isso significa que você tem um pouco de influência. As pessoas que têm a mente fechada, podem dizer: ‘Ah, isso é interessante! Talvez haja mais do que eu pensava’”, declarou.

Em entrevista ao portal Idioteq, de Varsórvia, na Polônia, Karol Kamiński comentou que Mike Ness é um bom exemplo da dicotomia entre pessoa pública e vida privada. “Você é esse cara durão todo tatuado e ainda assim…” Então o fundador do Social Distortion continuou:

“Sou um vegetariano que tutela três chihuahuas e que pratica ioga e boxe. Houve um momento em minha trajetória que percebi que se eu me importasse com o que as pessoas pensam de mim, eu não estaria sendo eu mesmo. Não estou preocupado com a minha masculinidade. Sei qual é a diferença entre as coisas que fazem um homem de verdade e a falácia do que as pessoas pensam que faz de você um homem.”

“Amo ser vegetariano”

Em entrevista a Shelley Peckham, do blog True Endeavors, Ness disse que “se você não tem nada em sua vida pelo que lutar, você não tem nada e não está realmente vivendo”, em referência à sua luta pelos direitos animais e por causas sociais.

“Quando eu era adolescente, minha luta era pela música. Eu tive que defendê-la. A reação ao punk rock era muito violenta e volátil às vezes, e eu tive que lutar por isso. Mas agora há outras coisas que me deixam apaixonado. Sou um lutador. Essa parte de mim nunca vai mudar”, informou.

Como ativista pelos direitos animais, Mike Ness já apareceu em alguns vídeos falando sobre a contradição de estimar alguns animais e comer outros. “Tenho a responsabilidade de ajudar a fazer do mundo um lugar melhor. Ninguém iria assar o cachorro da família. Por que com o boi ou com a galinha é diferente?”

Nos shows do Social Distortion, não são raras as vezes em que Ness encontra algum meio de abordar o motivo pelo qual é vegetariano e defende os direitos animais. “Devo sempre lutar pelos animais porque eles não têm voz. Amo ser vegetariano e acredito que é a escolha certa para mim”, anunciou em vídeo publicado pela PETA.

Saiba Mais

Mike Ness nasceu em 3 de abril de 1962 e foi criado em Orange County, na Califórnia.

Entre os anos de 1983 e 2012, ele gravou sete álbuns com o Social Distortion. Além disso, lançou dois álbuns em carreira solo.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *