Movimento reivindica oferta de leites vegetais em escolas da UE

Um movimento liderado pela organização ProVeg está reivindicando a oferta de leites vegetais em escolas da União Europeia. “Se a Europa leva a sério a oferta de uma alimentação saudável e sustentável aos estudantes, então deve oferecer leites vegetais enriquecidos com cálcio”, defende a entidade que criou uma petição que pretende apresentar à Comissão Europeia.

Entre os motivos apresentados está a crise climática. “Alguns estudantes optam por bebidas à base de vegetais para reduzir seu impacto ambiental. Há uma necessidade ambiental urgente de uma transição para bebidas à base de vegetais, uma vez que a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) declarou que a pecuária é uma significativa contribuinte das mudanças climáticas.”

A petição também frisa que, em comparação com as diferentes variedades de leite vegetal, o leite de vaca tem o maior impacto em emissões de gases de efeito estufa e uso da terra e da água.

“Por exemplo, um litro de leite de vaca requer mais de 22 vezes mais água e cerca de 12 vezes mais terra e emite três vezes mais gases de efeito estufa do que um litro de leite de soja. Outros tipos de leite vegetal, como aveia e leite de arroz, são igualmente sustentáveis.”

Outro motivo apresentado é a crescente preocupação com o bem-estar animal na Europa, inclusive entre os jovens, que decidem optar por leites vegetais por serem livres de crueldade.

“Há uma crescente conscientização entre as crianças sobre as implicações do consumo de leite para o bem-estar animal. Ter acesso a alternativas à base de vegetais permite que os alunos bebam leite que não afete negativamente o bem-estar dos animais.”

Alergias ao leite e intolerância à lactose também são citadas como justificativas para a oferta de leites vegetais nas escolas. “Portanto, é muito importante que as crianças tenham a opção de consumir leites vegetais. Também é importante notar que a maioria dos asiáticos, africanos e indígenas são intolerantes à lactose. Então adicionar leite à base de vegetais ao esquema escolar contribui para a inclusão.”

Saiba Mais

Além da ProVeg, há 14 entidades e empresas envolvidas na iniciativa.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *