Núcleo da UFPR lança Projeto Fome Zero para cães e gatos

Cada família recebe uma quantidade de ração pré-estabelecida de acordo com o número de animais que tutela e com a espécie, raça, idade e porte (Fotos: Projeto Fome Zero/UFPR)

Em reação às dificuldades enfrentadas pela população no período de pandemia de covid-19 surgiu o Projeto Fome Zero, primeira iniciativa do recém-criado Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Segundo o núcleo, o projeto tem como principal objetivo complementar a alimentação de cães e gatos de famílias em situação de vulnerabilidade. A primeira doação foi realizada no final de abril, abrangendo 25 animais de dez famílias.

Outras estão sendo cadastradas em parceria com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e com a Secretaria de Saúde de Campo Magro. As famílias já recebem cesta básica mensalmente do município, sendo que a ração será incluída nessa entrega.

Segundo Heloise Zavatieri Polato, residente em Medicina Veterinária do Coletivo da UFPR e coordenadora do projeto, cada família recebe uma quantidade de ração pré-estabelecida de acordo com o número de animais que tutela e com a espécie, raça, idade e porte, e o suficiente para durar em torno de 30 dias, evitando, assim, que sobre ou falte alimento para os animais.

De acordo com a professora Rita de Cassia Garcia, do Centro de Medicina Veterinária do Coletivo, toda ração do projeto será oriunda de doações, sendo que a primeira leva chegou em abril, totalizando 600 quilos de ração para cães e 600 quilos para gatos.

Projeto impactará no bem-estar de cães e gatos

Como outros objetivos, em conjunto com a Estimativa Populacional de Cães e Gatos do município de Campo Magro, o projeto obterá indicadores demográficos comparáveis a outras realidades semelhantes, para assim auxiliar na criação e execução de políticas públicas com vistas à saúde única.

O projeto impactará no bem-estar de cães e gatos conforme esses animais recebem regularmente alimentos que suprem suas demandas nutricionais, além de serem inscritos na Campanha de Castração do município e receberem um atendimento clínico de baixa complexidade, com aplicação de vacina, vermífugo, ectoparasiticida e microchipagem.

Paralelo a isso, os cães passarão por uma avaliação do Escore de Condição Corporal, Índice de Massa Muscular (IMM), Índice de Massa Corporal (IMC) e análise de pelagem e pele, visando avaliar a evolução deles ao longo dos meses.

O Projeto Fome Zero será permanentemente executado pelo Centro de Medicina Veterinária do Coletivo da UFPR, sempre encabeçado por um residente da área. Atualmente há cinco residentes que auxiliam no projeto, de modo direto, indo a campo, ou indireto, fazendo a contabilidade da ração, organizando estoque e conversando com possíveis doadores.

Saiba Mais

O Fome Zero da UFPR para cães e gatos é vinculado aos projetos de extensão Medicina Veterinária em Ação nas Comunidades e Manejo Populacional de Cães e Gatos/Unidade Móvel de Esterilização e Educação em Saúde.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *