Número de veganos na Coreia do Sul triplica em dez anos

Mais pessoas estão interessadas em uma dieta saudável sem alimentos de origem animal, assim como na conscientização sobre direitos animais e meio ambiente (Republic of Korea via Flickr)

O total de veganos na Coreia do Sul, país com população de pouco mais de 50 milhões, subiu recentemente para 500 mil, segundo dados da União Vegetariana da Coreia do Sul.

O número pode não parecer tão significativo, mas considerando que há dez anos o total pouco passava dos 150 mil, isso mostra que uma mudança, em condições de ser mais célere, está ocorrendo no país.

O que também tem animado a UVC é que o número de pessoas reduzindo o consumo de carne no país pode chegar em breve a dez milhões. Além disso, a estimativa é de que 1,5 milhão já tiraram ou estão tirando a carne do prato.

O presidente da UVC, Lee Won Bok, disse ao Korea Herald que mais pessoas estão interessadas em uma dieta saudável sem alimentos de origem animal, assim como na conscientização sobre direitos animais e meio ambiente.

Produtos veganos não têm como alvo os veganos

“De fato, o número de veganos na Coréia do Sul triplicou em relação a dez anos atrás, quando comecei esta União.”

Essas mudanças têm sido o suficiente para que empresários voltem sua atenção para o mercado de alimentos não animais, por entenderem que “os produtos veganos não têm como alvo os veganos”, e sim um público bem mais amplo.

A Gogi Daesin, por exemplo, é uma empresa sul-coreana que oferece opções à base de vegetais para crianças em fase de crescimento, mas também para idosos que têm dificuldade em digerir a carne. Seus produtos estão disponíveis desde maio na rede de supermercados Lotte Mart.

Imitações de carne ganham mercado no país

Outra marca considerada promissora é a Zikooin, que já lançou versões de carne moída, hambúrgueres, linguiças e filés à base de vegetais que seriam descartados.

As principais matérias-primas na elaboração dos produtos da linha Unlimeat são aveia, grãos (como arroz integral) e oleaginosas que não são reaproveitados porque possuem algum tipo de deformidade, assim fugindo ao padrão comercial do mercado.

Segundo a empresa, com esses ingredientes adquiridos diretamente dos produtores, é possível criar produtos com sabor e textura bastante atrativos, e graças a uma tecnologia de “extrusão de proteínas”.

Beyond Meat na Coreia do Sul

Em seu site, a Zikooin apresenta informações sobre o quanto um consumidor é capaz de beneficiar o meio ambiente ao substituir uma proteína de origem animal por produtos de origem vegetal.

Vale lembrar também que em dezembro de 2018 a companhia alimentícia Dongwon F&B assinou um contrato de importação dos produtos da marca de carnes vegetais Beyond Meat, dos EUA, que em 2019 comercializou 82 mil Beyond Burgers na Coreia do Sul.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

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