ONGs libertam cinco ursos explorados pela indústria da bile

Os animais viviam em péssimas condições em uma fazenda em Tieng Giang (Foto: ENV)

As organizações não governamentais Education for Nature – Vietnam (ENV) e Proteção Animal Mundial se uniram e libertaram cinco ursos-negros-asiáticos explorados pela indústria da bile em Tieng Giang, no Vietnã. Os animais libertados foram submetidos a procedimentos dolorosos, fome, desidratação e estresse psicológico por 13 anos.

“Tudo para a extração desse fluido, que é utilizado como medicamento em tratamentos não convencionais. As péssimas condições também fizeram com que eles sofressem de múltiplas doenças”, informa a Proteção Animal Mundial.

Segundo a Education for Nature, não existe maneira humana de extrair bile de urso: “Esses animais sofrem de dores severas e graves distúrbios psicológicos ao longo de toda sua vida em cativeiro, que pode durar cerca de 20 anos.”

A libertação dos animais só foi possível porque a ENV conseguiu convencer um fazendeiro que os mantinha em cativeiro de que os ursos não viveriam muito se não fossem enviados para um santuário.

Agora os animais estão a caminho do santuário da Animals Asia Fundation em Tam Dao, no Vietnã. Um dos objetivos da ENV é libertar todos os ursos da exploração no país.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *