Pelo bem do planeta, líderes mundiais deveriam ser veganos

Foto: Greenpeace

Embora nem todos os países e líderes mundiais apoiem a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), que começa no domingo (31), pelo menos aqueles que a endossam, que são maioria, deveriam entender que ser vegano é a melhor forma de ajudar o planeta.

Afinal, é o consumo global de produtos de origem animal que tornará o nosso atual sistema alimentar ainda mais insustentável com o aumento da população mundial – considerando emissões de carbono da cadeia produtiva, desmatamento, degradação do solo, perda de biodiversidade, etc.

Considerando essa realidade, o aplicativo Veggly, que conta com mais de 600 mil inscritos, realizou uma pesquisa para saber a opinião de seus usuários. A conclusão é que muitos veganos estão tão preocupados com o bem-estar animal quanto com o impacto ambiental da pecuária.

Veganismo é ambientalmente crucial 

O resultado revelou que 97% consideram o veganismo como ambientalmente crucial, e cerca de dois terços (62,1%) dizem que as preocupações ambientais são a principal razão para a transição. Além disso, a quantidade de terra ocupada pela agropecuária é vista como algo muito preocupante – chegando a até 80% das terras agricultáveis, mesmo com a proteína de origem animal compondo apenas 20% da ingestão diária de calorias da população.

A pesquisa de Veggly descobriu que essa perspectiva é compartilhada por homens, mulheres e veganos não binários em todas as regiões do mundo. “Os líderes mundiais na COP26 devem ficar atentos a essas descobertas. A população vegana no mundo está crescendo e o sentimento é muito claro. Mais e mais pessoas estão clamando por um sistema alimentar à base de vegetais. É só questão de tempo agora”, diz o fundador da Veggly, Alex Felipelli.

“Estamos muito satisfeitos em ver que o bem-estar animal é o número um, já que o veganismo dá voz aos que não têm voz. Ao mesmo tempo, podemos ver que o meio ambiente também é um fator muito forte. Uma dieta à base de vegetais é claramente a melhor coisa para o planeta. Esperamos que os líderes mundiais ouçam a ciência e façam a transição também.”

Saiba Mais

Com usuários de 181 países e traduzido em diversos idiomas, o aplicativo de relacionamentos Veggly foi criado para ajudar veganos, vegetarianos ou quem está em transição a conhecer pessoas que compartilham os mesmos interesses.

Clique aqui para saber como a pecuária brasileira gera graves problemas ambientais.

Gosta do trabalho da Vegazeta? Colabore realizando uma doação de qualquer valor clicando no botão abaixo: 




Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *