Pequeno produtor de leite de aveia vence gigante alimentícia em processo por plágio

Oatly perdeu ação contra a Glebe Farm, fundada na pequena cidade inglesa de Huntingdon (Fotos: Divulgação)

Neste mês de agosto, a empresa familiar de leite de aveia Glebe Farm obteve resultado favorável em um processo movido pela gigante do mercado de alimentos à base de vegetais Oatly, que acusou a pequena fabricante de leites vegetais do Reino Unido de plágio.

“É extremamente gratificante ver que o juiz decidiu a nosso favor e que as pequenas empresas independentes podem reagir e vencer”, publicou Phillip Rayner, fundador da Glebe Farm, ao receber a decisão de que, segundo o magistrado, não houve plágio.

Uma empresa global, a Oatly, fundada em Malmo, na Suécia, mas que tem o Reino Unido como seu maior mercado, alegou que o nome do leite de aveia da Glebe Farm, PureOaty, e a embalagem do produto induzem o consumidor ao erro, a confundi-lo com seus produtos.

Quando a Glebe, sediada em Huntingdon, uma cidade inglesa de pouco mais de 23 mil habitantes, foi informada sobre a ação, Rayner ficou desesperado e lamentou por meio das redes sociais.

Uma petição de apoio à pequena fabricante de leite de aveia ultrapassou mais de 130 mil assinaturas e gerou muitas críticas à Oatly, com consumidores defendendo que fabricantes de alimentos à base de vegetais não deveriam buscar o lucro a qualquer custo e sem se preocupar em prejudicar pequenos produtores.

Alguns consumidores declararam que não consumirão mais Oatly

“Adoro o seu produto [em referência à Oatly], mas não vou comprá-lo depois de saber de suas ações ridículas contra uma pequena empresa familiar”, comentou a consumidora Sally Shepard na petição a favor da Glebe Farm.

“Sou uma consumidora de leite de aveia, mas fiquei realmente chocada com essa ação da Oatly contra outra empresa que produz leite de aveia. Tenho outras opções e estou pensando seriamente em escolhê-las e parar de comprar Oatly como resultado dessa ação. Isso atraiu minha atenção para as pequenas empresas familiares que produzem leite de aveia no Reino Unido e agora procurarei seus produtos”, declarou outra consumidora, Jennifer Bate.

A petição a favor do leite de aveia PureOaty recebeu muitos comentários, inclusive com consumidores classificando a atitude da Oatly como um “bullying” motivado pela ganância. Ao saber da decisão, a gigante dos leites vegetais comunicou que o processo contra a Glebe “não foi algo pessoal”.

Gosta do trabalho da Vegazeta? Colabore realizando uma doação de qualquer valor clicando no botão abaixo: 




Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *