Pesquisa aponta grande interesse por alimentos à base de vegetais no Brasil

Segundo a Ingredion, pelo menos um terço dos entrevistados se identifica com alguma fonte de proteína de origem vegetal (Foto: Pixabay)

De acordo com a Ingredion, uma empresa global especializada em soluções em ingredientes para a indústria alimentícia, 90% dos brasileiros que participaram de uma pesquisa divulgada em setembro dizem ter interesse em alimentos à base de vegetais.

O Brasil ficou em primeiro lugar na pesquisa da Ingredion sobre tendências alimentares na América do Sul, superando o Peru (89%), que ficou em segundo lugar, e também a Argentina (78%) em relação ao interesse por produtos não animais.

A pesquisa realizada em parceria com a empresa de consultoria Opinaia também teve como objetivo avaliar o potencial de comercialização e crescimento do mercado de alimentos à base de vegetais, assim como o nível de informação e conscientização da população em relação ao que consome ou tem interesse em consumir.

Segundo a Ingredion, pelo menos um terço dos entrevistados se identifica com alguma fonte de proteína de origem vegetal. No Brasil, 73% disseram que sustentabilidade hoje é um fator de importância.

Preço é um dos pontos críticos

O preço dos alimentos à base de vegetais também é algo que muitos consumidores levam em conta. Uma prova disso é que 59% disseram que ainda não desenvolveram o hábito de comprar determinados produtos por causa do preço.

Na sequência, são apontados outros pontos como dificuldade em achar opções com sabor agradável (57%) e dificuldade em encontrar produtos à base de vegetais (32%). Por outro lado, a Ingredion destaca que Brasil, Argentina, Chile, Peru e Colômbia são países com grandes possibilidades de incrementar esse mercado e oferecer muito mais opções.

O trabalho também mostrou que, além do sabor, o reconhecimento dos ingredientes no rótulo é considerado mais relevante na atualidade por consumidores desses países. De acordo com a Ingredion, os alimentos à base de vegetais têm um “terreno fértil” para desenvolvimento na América do Sul, com destaque ainda maior para o Brasil.

Saiba Mais

A pesquisa entrevistou 5.705 pessoas de cinco países da América do Sul. No Brasil foram entrevistadas 1.545 pessoas, e a margem de erro é de 1,3% para mais ou menos.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

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