Pesquisa estima maior crescimento do mercado de queijos veganos

Foto: Daya

Uma pesquisa da Fact.MR divulgada nesta terça-feira (31) estima maior crescimento do mercado global de queijos veganos, que deve atingir uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 15,08% no período 2021-2028.

É um percentual que representa um importante avanço, considerando que em 2020, segundo informações da Plant Based Foods Association (PBFA), a indústria geral de produtos alimentícios veganos gerou uma receita 11,4% maior em comparação com o ano anterior.

Segundo a pesquisa, a popularidade dos queijos veganos também tem elevado a demanda por opções mais inovadoras e desenvolvidas com ingredientes que podem atrair um público mais amplo.

“Sua popularidade está crescendo, com consumidores exigindo mais opções à base de vegetais”, frisa a pesquisa, acrescentando que um público crescente quer opções mais saudáveis de queijos vegetais, mas que ao mesmo tempo ofereçam diferenciais em sabor e textura.

A Fact.MR, que destaca a importância da popularidade do veganismo no aumento da demanda por queijos veganos, cita que hoje o que tem impulsionado os consumidores a optarem por uma alimentação vegana é principalmente a oposição ao uso de animais para fins alimentícios.

Mudança de hábitos e estimativa para 2027

A observação é baseada na Global Vegan Survey, uma pesquisa anual que aponta que pelo menos 68,1% dos participantes que deixaram de se alimentar de animais o fizeram em prol do bem-estar animal.

Já 17,4% decidiram promover mudanças alimentares visando ganho em saúde. Por fim, 9,7% citaram prioritariamente preocupações ambientais e 4,8% questões religiosas.

Vale lembrar que uma pesquisa da Insight Partners prevê que o mercado de queijos veganos pode passar de um valor equivalente a R$ 14,13 bilhões em 2019 para R$ 24,27 bilhões em 2027. Ou seja, isso reforça como os consumidores estão motivando a expansão de um mercado de queijos sem leite.

Por outro lado, a Fact.MR avalia que os fabricantes de queijos veganos precisam se aperfeiçoar em relação a uma melhor oferta de nutrientes em seus produtos, principalmente se o objetivo é garantir que seja uma opção atrativa para quem não busca apenas sabor e textura, mas também benefícios à saúde.

Gosta do trabalho da Vegazeta? Colabore realizando uma doação de qualquer valor clicando no botão abaixo: 




Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *