Projeto para preservação de espécies polinizadoras será tema de discussão no Senado na quarta

Também obriga que fabricantes de agrotóxicos nocivos a esses animais tragam informações a respeito na embalagem (Foto: Getty)

Na quarta-feira (18), às 11h, a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado realiza audiência pública para discutir o Projeto de Lei 1918/2019, que defende medidas para preservação de espécies polinizadoras como pássaros, abelhas e morcegos.

O PL, que prevê adições no Código Florestal e na Política Nacional de Meio Ambiente, cobra incentivos à pesquisa e aos serviços ambientais para manutenção dos polinizadores, além de abordagem do tema nos planos de manejo florestal sustentável.

Também obriga que fabricantes de agrotóxicos nocivos a esses animais tragam informações a respeito na embalagem. Vale lembrar que em agosto a Bloomberg publicou uma matéria destacando que os agrotóxicos mataram 500 milhões de abelhas no Brasil em 90 dias. Segundo a agência de notícias, “quando tantas abelhas caem mortas, não há como ignorar que essa é uma grande mensagem para os seres humanos.”

Também no mês passado, o deputado Sérgio Jesus (PDT-AC), enviou um requerimento ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), pedindo esclarecimentos sobre a libertação de agrotóxicos que contêm substâncias que exterminam abelhas.

“No primeiro trimestre deste ano de 2019, o sulfoxaflor, aprovado para comercialização no Brasil, causou a morte de 500 milhões de abelhas em quatro estados brasileiros quando estava em fase de testes. O sulfoxaflor está presente em seis dos sete agrotóxicos novos aprovados para registro pelo Mapa em julho”, criticou o deputado.

E acrescentou: “Os números mostram que o Ministério da Agricultura vem aprovando registros de agrotóxicos num ritmo acelerado este ano, maior que em muitos anos anteriores [foram 290 registros em 2019]. Vidas humanas, de animais e insetos importantes para o equilíbrio do meio ambiente e até da produção agrícola, é o preço que o Brasil está pagando para aumentar o lucro dos grandes produtores rurais.”

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *