Pode a experiência na guerra mudar a relação de um homem com outros animais?

É uma questão que pode ser levantada a partir do filme “The Deer Hunter”, protagonizado por Robert de Niro como Michael Vronsky

Pode a experiência na guerra mudar a relação de um homem com outros animais? É uma questão que pode ser levantada a partir do filme “The Deer Hunter”, de 1978, de Michael Cimino, protagonizado por Robert de Niro como Michael Vronsky.

O título faz referência a uma prática tornada tradicional por ele, de caçar cervos. Antes de ir para o Vietnã, Michael sai para caçar com os amigos. Quando retorna, já não é o mesmo, e seu olhar para a vida passa a ser outro.

A vulnerabilidade que ele testemunha e da qual participa na guerra o transforma. De volta para casa, os amigos, assim como ele, colarinhos azuis, querem que saiam para caçar como parte das comemorações de seu retorno. Ou seja, convidam alguém que lidou diariamente com a morte para matar – celebrar a não morte com morte.

Michael, que sempre liderou as caçadas do grupo, se depara com um cervo em uma situação em que o animal não poderia fazer seu interesse em não morrer prevalecer. O cervo olha para ele e seus passos limitados e incertos revelam que está encurralado.

Seria fácil matá-lo a tiros, mas Michael reconhece o valor da vida e a vulnerabilidade daquele animal. Ele não o mata, somente o observa. O caçador que um dia existiu em Michael é obliterado, desaparece. Não há nenhum desejo desse tipo nele, porque matar aquele animal, para ele, seria uma violência sem sentido.

A brutalidade da guerra desencadeia isso em Michael, um outro tipo de alteridade, e de consideração pelo indivíduo dessa alteridade. Por que matar? É a questão que surge com o Michael que experienciou a guerra, que testemunhou formas de banalização da violência e da crueldade.

Qual é o limite? O limite é o que podemos ou não determinar. Não matar o não humano surge em consequência do que é experienciar a crueldade em outras formas. O que é a vida para quem dela será privado pela desnecessidade?

No Brasil o filme recebeu o título “O Franco Atirador”, o que tira a importância simbólica do título, porque o que se apaga em relação a Michael é resultante de outro reconhecimento da vida, e pelo sentido profundamente racionalizado da morte. E o que é a caça senão expressão de uma guerra injusta e unilateral do ser humano contra outros animais?

O filme está disponível no Prime Video.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

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