As Pontes de Madison: “Como podem dispensar tal amor e cuidado aos animais e vê-los vendidos para o abate”

Kincaid: “Eu não como carne. Já faz anos” (Foto: Anita Krajnc/Toronto Pig Save)

Falecido no dia 10 de março de 2017, o escritor estadunidense Robert James Waller ficou famoso pela autoria do best-seller “The Bridges of Madison County”, ou “As Pontes de Madison”, publicado pela primeira vez em 1992, e que é ambientado no Condado de Madison, em Iowa. Em 1995, o livro foi adaptado para o cinema sob direção de Clint Eastwood, que protagoniza a obra ao lado de Meryl Streep.

O livro conta a história de uma mulher casada e solitária que tem um relacionamento de quatro dias com um fotógrafo da revista National Geographic em 1965. Ele viaja para registrar imagens das famosas pontes cobertas do condado.

Durante esse período, além de uma curta e intensa história de amor que vem à tona somente após a morte de Francesca, é interessante perceber como os hábitos do fotógrafo, que não come carne, é visto com estranheza, e até mesmo como uma afronta, em um cenário onde muitos têm como principal fonte de renda a criação de animais enviados para o abate.

“Eu não como carne”

Há algumas situações na obra que evidenciam a sintonia de Robert Kincaid com os animais, e a natureza em geral, além da curiosidade de Francesca com o seu “estilo de vida incomum e intrigante” se comparado aos moradores de Madison:

Ele desejou pela milésima vez em sua vida ter um cão, um golden retriever, talvez, para viagens como essa e também para ter alguma companhia em casa. Mas frequentemente ele se ausentava, passando a maior parte do tempo no exterior, e isso não seria justo com o animal. Ainda assim, ele pensou a respeito. Em poucos anos, ele estaria velho demais para o trabalho de campo. “Eu poderia ter um cão até lá”, disse ao conífero que via passar através de sua janela.

Ao contrário da população, que se alimentava de molho madeira, purê de batatas e carne vermelha, alguns, três vezes por dia, Robert Kincaid parecia não comer nada além de frutas, nozes e legumes. Rijo, ela pensou. Ele parece rijo, fisicamente.

— Só legumes estaria ótimo, para mim. Eu não como carne. Já faz anos. Nada de mais, só me sinto melhor assim. Francesca sorriu, de novo.

— Por aqui, esse ponto de vista não seria muito popular. Richard e seus amigos diriam que você está tentando destruir o sustento deles. Eu também não como muita, não sei por quê. Apenas não ligo muito. Mas toda vez que tento servir um jantar sem carne, com minha família, há uivos de rebelião. Aí acho que desisti de tentar. Será divertido fazer algo diferente, para variar um pouco.

“Nenhuma violência envolvida na cadeia alimentar”

O sol branco tinha ficado vermelho e imenso, logo acima dos campos de milho. Pela janela da cozinha, ela viu um falcão que voava nas correntes de vento do começo da noite. O noticiário das sete começava no rádio. E Francesca olhou para o outro lado da mesa amarela de fórmica, para Robert Kincaid, que tinha vindo por um caminho tão longo, até sua cozinha. Um longo caminho, atravessando mais que milhas.

— Já está um cheiro bom — disse ele, apontando o fogão.

— Está com um cheiro… tranquilo. — Ele olhou para ela.

Tranquilo? Alguma coisa pode ter cheiro tranquilo? Ela pensava na frase e se questionava. Ele estava certo. Depois das costeletas de porco, bifes e assados que fazia para a família, aquela era, sim, uma culinária tranquila. Nenhuma violência envolvida na cadeia alimentar, exceto, talvez, por arrancar os legumes da terra. O ensopado cozinhava de um modo tranquilo e tinha um cheiro tranquilo. Estava tranquilo ali na cozinha.

Algo que nunca consegui entender é como eles podem dispensar tal amor e cuidado aos animais e, em seguida, vê-los vendidos para o abate. No entanto, não me atrevo a dizer nada sobre isso. Richard e seus amigos viriam para cima de mim em um segundo. Mas há algum tipo de contradição fria e insensível nesse negócio.

Saiba Mais

As citações acima podem ser encontradas nas páginas 11, 14, 24, 27, 32 e 64 da versão comemorativa de 20 anos publicada no Brasil pela Única Editora.

Robert James Waller, que também era fotógrafo e músico, nasceu em Charles City, Iowa, em 1º de agosto de 1939 e faleceu em Fredericksburg, Texas, em 10 de março de 2017.

“Puerto Vallarta Squeeze”, romance de Waller publicado em 1995 foi adaptado para o cinema em 2004.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

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