Por que montar em cavalos?

“Por que precisam ser montados afinal? Por que não podem ser cavalos e nada mais?”, questiona Bella no filme “A Incrível Aventura de Rick Baker”

No filme “A Incrível Aventura de Rick Baker”, do neozelandês Taika Waititi, há uma cena em que o órfão Rick (Julian Dennison) conversa com Bella (Rima Te Wiata), que o recém-adotou, enquanto passeiam perto da propriedade dela, em uma grande área onde vivem livremente cavalos selvagens.

Rick pergunta se ele pode montar em um deles. “Ninguém consegue montá-los. Eles são muito selvagens”, responde Bella. E continua: “Por que precisam ser montados afinal?” “É pra isso que eles servem”, insiste Rick.

Bella então diz algo que está na oposição à montaria: “Por que eles não podem comer grama, não podem ser cavalos e nada mais?” “Ok, ok. Eu só estava conversando”, diz Rick.

É interessante notar como a percepção de Rick entra em conflito com a de Bella por um fator cultural. Bella sempre viveu em um lugar onde se acostumou a ver cavalos livres, que não são montados.

Logo para ela é natural reconhecer que cavalos têm o direito de viver sem o interesse humano como intervenção e imposição. No próprio dizer “ser cavalo”, Bella, diferentemente de Rick, já reconhece o cavalo não como um fim no interesse humano, mas em si mesmo, em seus interesses não humanos.

Para ela, não há nada de errado no viver alheio ao ser humano. Admirá-los é o que basta, e sem que a admiração dela devesse ser vista como condição para esses animais.

Por outro lado, Rick tem o primeiro contato com uma outra realidade e percepção apenas a partir do momento em que começa a morar com Bella. Então ele percebe, com base nessa experiência, que a relação entre humanos e cavalos não precisa ser baseada em um exercício de domínio.

A afirmação de Rick, de que “cavalos servem para isso”, é um exemplo comum da instrumentalização dos animais. Como se na oposição disso pudesse haver uma anulação do sentido de existência do cavalo. Como se o cavalo sem a experiência humana não pudesse ser cavalo.

Isso vem da normalizada aceitação especista de que há animais que se existem não podem existir por outro motivo que não corresponder a um interesse como fim no ser humano – o que pode levar-nos a pensar que isso foi possibilitado pela domesticação dos animais, como os cavalos, que hoje ainda são usados para diversas finalidades.

Mas é uma percepção que pode mudar quando colocada em conflito, e um conflito que mostra que há um olhar em relação a esses animais que pode ser superado.

O filme “Hunt for the Wilderpeople”, que no Brasil recebeu o título “A Incrível Aventura de Rick Baker”, está disponível na Netflix e no Prime Video.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

3 respostas

  1. E quando digo que o ser humano não é a medida de todas coisas sou massacrada pelos defensores dos Direitos Humanos. Também sou defensora desses direitos mas sem esquecer que são direitos Especistas e Antropocêntricos. O Animal Humano está perdendo a oportunidade de se alinhar aos direitos dos animais pelo fato de não querer enxergar que tudo se completa quando a questão é a preservação e a proteção da vida no Planeta.

  2. David, alguma informação sobre a exibição do documentário “Christspiracy” aqui no Brasil? Como os produtores cortaram relações com a Netflix, muita gente por aqui (me incluo) não sabe aonde encontrar o filme completo e legendado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *