Probiótico vegano pode ampliar absorção de proteínas vegetais

Uma pesquisa realizada pela empresa de taste & nutrition Kerry, que também atua no Brasil, onde lançou em março um ingrediente-base para sorvetes vegetais, sustenta que um probiótico vegano, BC30, pode ser a solução para ampliar a absorção de proteínas vegetais.

O probiótico que também é livre de organismos geneticamente modificados (OGMs) foi desenvolvido para ser adicionado em um grande número de produtos alimentícios, com destaque para alternativas aos produtos de origem animal, bebidas, nutrição infantil, de performance ou saúde, barras e cereais, panificação, refeições prontas, snacks, etc.

“É um probiótico estável para formação de esporos que pode sobreviver a processos de fabricação rigorosos”, garante a Kerry e acrescenta que o BC30 visa melhorar a saúde digestiva e imunológica, além de aumentar a utilização de proteínas.

De acordo com o vice-presidente de portfólio global da Kerry, John Quilter, o probiótico foi desenvolvido pensando em veganos e vegetarianos. Também é citado como benéfico na alimentação de idosos, independente de serem ou não veganos, porque facilita a absorção proteica que favorece a manutenção da massa muscular.

“No estudo clínico, os indivíduos do grupo BC30 apresentaram valores significativamente mais altos para aminoácidos totais e aminoácidos essenciais totais, bem como níveis significativamente mais altos do que a média de certos aminoácidos individuais”, frisa Quilter.

“Pesquisas anteriores indicaram o potencial do BC30 para apoiar a absorção de proteínas de fontes vegetais, mas esse é o primeiro estudo clínico em humanos.”

Com o crescente interesse dos consumidores por proteínas vegetais, John Quilter avalia como importante oferecer mais opções para uma digestão eficiente de proteínas.

“Mais e mais pessoas estão seguindo dietas baseadas em vegetais e procurando soluções nutricionais sustentáveis.”

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *