Professora indiana é premiada pela ONU por criar ovo vegano

“O ovo foi criado a partir de proteínas muito simples, que não só têm a aparência e o sabor de ovo, mas também um perfil nutricional muito próximo ao de um ovo de galinha” (Fotos: Instituto Indiano de Tecnologia/Divulgação)

A professora Kavya Dashora, do Centro para Desenvolvimento Rural do Instituto Indiano de Tecnologia (IIT-D), de Délhi, venceu no final de 2020 o concurso Innovate4SDG, realizado pelo Laboratório de Aceleração do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (Pnud).

O primeiro lugar na categoria nutrição foi garantido após a criação de um ovo à base de moong dal (feijão-mungo) com o mesmo custo do ovo convencional marrom na Índia.

Segundo o Pnud, o produto desenvolvido por Kavya Dashora é uma inovação perfeita que corresponde aos anseios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU.

“O ovo foi criado a partir de proteínas muito simples, que não só têm a aparência e o sabor de ovo, mas também um perfil nutricional muito próximo ao de um ovo de galinha”, disse a professora que se dedicou ao desenvolvimento do produto com o apoio de uma equipe, segundo a NDTV Education, da Índia.

“É zero colesterol e livre de glúten. Não há risco de doenças de origem animal, como a gripe aviária, e o conceito também previne a crueldade contra os animais”, destaca Kavya Dashora, acrescentando que o produto oferecido em forma líquida pode ser preparado como um ovo convencional.

Saiba Mais

O ovo vegano foi criado a partir de tecnologia de isolamento de proteína por meio de extrusão.

Entre os critérios de avaliação do produto estavam aparência, sabor, textura, aroma, prazo de validade, perfil nutricional e preferência do consumidor.

Clique aqui para saber mais sobre o concurso ou sobre o programa da ONU.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *