Projeto Mucky precisa de ajuda para cuidar de 68 saguis resgatados de traficantes de animais

“Sabíamos que não teríamos fôlego para acolher tantos primatas de uma só vez, mas não havia tempo pra pensar” (Foto: Divulgação/Projeto Mucky)

O Projeto Mucky, ONG que cuida de primatas de diversas espécies em São Paulo, capital, precisa de ajuda para tratar de 68 saguis. Os animais foram resgatados das mãos de traficantes de animais silvestres em uma operação realizada na segunda-feira pela Polícia Ambiental e Civil em Osasco, na Região Metropolitana de São Paulo.

“Sabíamos que não teríamos fôlego para acolher tantos primatas de uma só vez, mas não havia tempo pra pensar. Era preciso agir, porque 68 vidas já estavam em risco e corríamos contra o tempo”, justifica a organização.

Com idade entre 10 dias e três meses, os saguis foram encontrados em duas caixas minúsculas, completamente imundas e aqueles que ainda tinham energia, circulavam num lamaçal de fezes, urina e comida estragada.

“Por entre as frestas dos caixotes, víamos os olhares assustados que pediam socorro e expressavam a dor de não entender por que estavam ali. Os macacos estavam molhados, sujos, famintos e sedentos”, denuncia o Projeto Mucky.

Os animais foram retirados da caixa um a um para receberem os primeiros socorros, além de alimentação e soro. Realocados em recintos secos, limpos e aquecidos, todo o trabalho contou com o empenho de dez pessoas.

Por enquanto, todos os filhotes estão vivos, e o objetivo é garantir que continuem assim. “Alguns estão mais vívidos, outros mais fracos, mas a mudança nos olhares é nítida; já não sentem medo e nos olham com imensa gratidão”, garante a organização.

Agora o maior desafio do Projeto Mucky é conseguir recursos para alimentar e garantir todos os cuidados necessários aos 68 saguis. Antes da chegada dos resgatados, a organização já era responsável por 207 primatas. “Assim como nós, você tem 68 motivos para ajudar. Precisamos de colaborações com extrema urgência”, enfatiza a organização.

Contribua com o Projeto Mucky

Banco Itaú
Agência: 0796
CNPJ: 01.943.493/0001-66
Conta Corrente: 60400-7
E-mail: [email protected]
Site: www.projetomucky.org.br

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *