Reino Unido ganha primeiro escritório de advocacia dedicado à defesa dos animais

“Os desenvolvimentos tecnológicos têm permitido que os seres humanos façam coisas inimagináveis com os seres humanos” (Foto: Getty Images)

O Reino Unido ganhou o primeiro escritório de advocacia dedicado à defesa dos animais, que vai ser inaugurado oficialmente em março. O Advocates for Animals, fundado por David Thomas e Edie Bowles, tem como expertise as leis de proteção animal, revisão judicial, liberdade de informação e investigações secretas.

De acordo com o advogado David Thomas, até 1822, na Inglaterra, assim como em muitos países, não havia lei para proteger os animais. Um homem poderia espancar seu cavalo até a morte simplesmente porque era dele. “Depois surgiram uma grande quantidade de leis de proteção animal, algumas muito boas. Mas há indiscutivelmente muito mais crueldade causada aos animais pelos seres humanos hoje do que há duzentos anos”, aponta.

Apesar disso, Thomas avalia que hoje as pessoas estão se tornando mais esclarecidas em relação à realidade, e isso tem contribuído para a redução da crueldade contra animais no ambiente doméstico, porém os desenvolvimentos tecnológicos têm permitido que os seres humanos façam coisas inimagináveis com os seres humanos. Ele cita como exemplo as fazendas industriais, onde bilhões de animais são criados por ano para consumo.

“É essencial que as ONGs de proteção animal façam o máximo uso das ferramentas à sua disposição. Por isso, a Advocates for Animals está comprometida com o uso criativo da lei – trabalhando lado a lado com investigações, ciência, lobby, mídia social e tradicional – para fazer uma enorme diferença na vida dos animais”, destaca David Thomas.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *