Programa da BBC sobre a indústria de laticínios motiva empresa de navegação a não exportar mais bezerros

A jornalista Samantha Poling mostra a realidade por trás da produção de laticínios

A repercussão do episódio fez com que a P&O Ferries anunciasse que não vai mais realizar o transporte internacional de bezerros

Na última segunda-feira, a BBC One levou ao ar o episódio “The Dark Side of Dairy”, da série Disclosure. No programa, a jornalista Samantha Poling mostra a realidade por trás da produção de laticínios. Inclusive deixa claro que os bezerros são subprodutos de uma indústria que não vê valor na existência desses animais. Por isso, eles são mortos após o nascimento ou então são obrigados a suportarem longas viagens para serem abatidos em outros países. Essas informações são comprovadas pela jornalista que testemunha o destino dos bezerros.

A repercussão do episódio fez com que a P&O Ferries, empresa britânica de navegação, anunciasse que não vai mais realizar o transporte internacional de bezerros, por considerá-lo incompatível com o seu padrão ético. Por outro lado, nem todo mundo reconheceu o que foi apresentado pela BBC One como parte de uma realidade que demanda discussão e reflexão.

Pecuaristas do Reino Unido, por meio da União Nacional de Agricultores (NFU), fizeram uma queixa formal à BBC em oposição ao episódio, o classificando como “sensacionalista”, e alegando que o programa “não retrata corretamente” a realidade da indústria de laticínios. O presidente da NFU, Andrew McCornick, disse que a saúde e o bem-estar dos animais são as maiores prioridades da indústria de laticínios britânica.

“Embora as cenas sejam angustiantes, na verdade não há evidências que indiquem que os bezerros escoceses viajando para a Irlanda do Norte, Irlanda e Europa continental foram submetidos a esse tipo de tratamento”, criticou. Mesmo com a franca oposição institucional, o programa da BBC, que chegou a milhões de pessoas, repercutiu bastante na Inglaterra, Escócia, País de Gales, Irlanda do Norte e Irlanda.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here