Sea Shepherd é atacada com coquetéis molotov no México

Foto tirada por membros da Sea Shepherd mostra os atacantes preparando coquetéis molotov arremessados contra eles

Recentemente a Sea Shepherd foi atacada por pescadores ilegais no Golfo da Califórnia, no México. A organização de conservação da vida marinha, que tem patrulhado principalmente o chamado Refúgio da Vaquitas, em San Felipe, foi perseguida por mais de 50 homens em barcos.

Os atacantes atiraram coquetéis molotov e pedras contra o navio da Sea Shepherd – causando estragos principalmente nos vidros. “Coquetéis molotov e projéteis, incluindo pesos de chumbo e pedras grandes, foram arremessados por pescadores ilegais, quebrando janelas e ateando fogo na lateral do navio”, informa a Sea Shepherd, acrescentando que foi o segundo ataque só este ano no Golfo da Califórnia.

Para se defender, os tripulantes se valeram apenas de mangueiras de emergência, usadas em caso de incêndio. Em defesa da Sea Shepherd, a Polícia Federal e soldados da Marinha mexicana revidaram contra os caçadores durante a perseguição. No entanto, ninguém acabou ferido nem preso.

A área patrulhada pela Sea Shepherd é protegida pela União Federal e é reconhecida pela Unesco como um refúgio da vida marinha. Por isso é proibida a pesca na região. Ainda assim, pescadores ilegais seguem instalando redes de emalhar, que acabam capturando e matando espécies em risco de extinção.

O maior exemplo é a vaquita, cetáceo que está desaparecendo do Golfo da Califórnia porque sua morte se tornou um efeito colateral da pesca de totoaba, espécie de peixe com bexigas natatórias que têm alto valor comercial na China.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *