Suecos desenvolvem imitação de salmão

“Os consumidores podem saborear os produtos da Hooked sem nenhuma dessas consequências negativas” (Foto: Divulgação)

Fundadores da startup Hooked, os suecos Emil Wasteson e Tom Johansson estão desenvolvendo alternativas ao salmão a partir de ingredientes de origem não animal. O produto deve ser comercializado já picado e pronto para consumo.

Segundo Wasteson e Johansson, a opção é sustentável, saborosa e tem valores nutricionais semelhantes ao do verdadeiro salmão. A iniciativa de criar uma alternativa ao peixe surgiu depois que a irmã de Johansson se tornou vegana e eles perceberam que não havia muitas alternativas aos peixes e aos “frutos do mar” na Suécia.

Além disso, as que foram encontradas estavam longe de conquistar o paladar de quem tem a memória gustativa como uma baliza. Outro ponto que pesou bastante é que a pesca excessiva está ameaçando muitas espécies, que hoje sofrem com a contaminação por microplásticos e mercúrio.

“Os consumidores podem saborear os produtos da Hooked sem nenhuma dessas consequências negativas”, disse Wasteson em entrevista ao Food Navigator.

O “salmão vegano” é baseado em proteína isolada de soja e algas marinhas. Recentemente a startup recebeu apoio da incubadora alemã ProVeg International, que está fornecendo apoio financeiro e ajudará a empresa a comercializar e distribuir seus produtos.

A princípio, os produtos serão oferecidos no mercado sueco. Se tudo correr bem, então serão distribuídos em outros países, principalmente em supermercados. Vale lembrar que a Hooked também está desenvolvendo imitações de atum e camarão.

Clique aqui e saiba mais sobre o mercado de alternativas aos peixes.

Clique aqui e aqui e entenda por que você não deveria consumir peixes.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *