Tabuleta, um artigo usado para forçar o desmame do bezerro

O tipo de material varia de acordo com o interesse do criador e o objetivo é impedir que o animal consiga se alimentar (Fotos: Reprodução)

Tabuletas, anéis de desmame ou nose flaps são artigos instalados nas narinas dos bezerros para impedir que eles consigam mamar, e que podem ser de plástico, metal, lata, etc. Ou seja, é utilizado para forçar o desmame do bezerro. O material produzido e exportado pela QuietWean, do Canadá, é leve e de plástico, o que segundo o fabricante garante que o animal não se machuque na tentativa de mamar. Eles relatam que as tabuletas têm eficácia de até 95%.

O artigo, que já se tornou um dos preferidos entre produtores de leite do mundo todo, inclusive do Brasil, é qualificado como um dos mais eficazes facilitadores da separação entre vaca e bezerro. Ou seja, as tabuletas são comercializadas para fazer não apenas com que o bezerro não mame, mas também com que a vaca seja condicionada a aceitar o inevitável processo de separação.

Em síntese, pode-se dizer que a vaca é enganada e o bezerro privado de mamar; e com algo preso ao nariz que eventualmente causa coceira ou irritação nas narinas do animal, além de estresse. Afinal, quem não se sentiria incomodado ao ser colocado em uma situação em que é praticamente impossível se alimentar ou ter um contato íntimo com a própria mãe? Ainda mais quando falamos de um animal no início da vida.

Anel de desmame impede que o bezerro “grite muito”

O porta-voz da QuietWean também informa que os anéis de desmame impedem que o bezerro “grite muito” ou reaja de forma muito negativa quando separado da vaca. Mas essa não seria uma reação natural de um animal separado da mãe? Será que temos o direito de interferir nas ações naturais desses seres sencientes?

Basicamente, o anel de desmame é mais uma criação voltada à naturalização de uma prática considerada aceitável no contexto da indústria de produtos de origem animal. Nesse caso, com a finalidade de destinar o leite da vaca aos seres humanos, ou seja, animais de outra espécie e que não dependem de leite para sobreviver. Se o bezerro passa por esse tipo de privação não há como negar que isso acontece porque existe um mercado consumidor de laticínios.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *