Tolstói imaginava os animais livres do transporte de cargas

O escritor russo ficou eufórico quando soube que máquinas estavam sendo desenvolvidas com o propósito de livrar os animais do transporte de cargas e do arado (Pintura: Ilya Repin)

Em 1887, Stepan Behrs registrou em uma carta que Tolstói, seu cunhado, ficou eufórico quando soube que máquinas estavam sendo desenvolvidas com o propósito de livrar os animais do transporte de cargas e do arado. Ele vislumbrou um cenário em que animais não sofreriam em decorrência de um esforço físico em benefício humano que custasse a redução de suas expectativas de vida. Isso foi há 132 anos. Saiba mais sobre Tolstói e à crítica a exploração animal e exaltação do vegetarianismo – clique aqui.

Referência

Christian, R.F.. Tolstoy’s Letters: Volumes I & II. Charles Schriber’s Sons (1991).

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Uma resposta

  1. Agora com a corrida para a riqueza, e tão somente, estamos ficando mais ignorantes que os antigos, em se tratando com o meio ambiente, clima e generosidade com os animais, e uns com os outros, que fenômeno seria, se até os céus, sempre interferiram, houve uma mudança de paradgmas, já no Velho Testamento, sobre os sacrifícios de animais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *