“Último urso dançarino” já está vivendo em santuário na Índia

Rangila foi explorado praticamente a vida como entretenimento (Acervo: Proteção Animal Mundial)

O urso Rangila, de 19 anos, também conhecido como “o último urso dançarino”, foi explorado a vida toda pela indústria do entretenimento no Nepal. No entanto, no ano passado o animal foi resgatado por iniciativa do Instituto Jane Goodall em parceria com a polícia nepalesa.

Depois de uma longa espera em decorrência de questões burocráticas, Rangila finalmente foi liberado esta semana para se afastar definitivamente de uma vida de exploração. Após uma viagem de 30 horas, o urso já está vivendo em um santuário indiano.

Embora a notícia tenha sido muito bem recebida, o veterinário que avaliou o estado do urso afirmou que Rangila pode levar anos para se recuperar do estresse e dos traumas acumulados na pregressa vida como “urso dançarino”, segundo informações da organização Proteção Animal Mundial.

Enquanto viveu no Parque Nacional de Parsa e em um zoológico em Katmandu, Rangila conviveu com a ursa Sridevi, que também era forçada a dançar para multidões de turistas no Nepal, e que faleceu recentemente, antes de ter a oportunidade de conhecer o verdadeiro sentido da liberdade. Felizmente, a ação também marcou o fim do “entretenimento” com animais para turistas no Nepal. Agora a atividade é, de fato, qualificada como criminosa no país.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *