Ursos de Yellowstone retornam à Lista de Espécies Ameaçadas de Extinção

A decisão veio após uma longa controvérsia iniciada em agosto de 2017 (Foto: Yellowstone National Park)

De acordo com informações do Fish and Wildlife Service, órgão de preservação ambiental dos Estados Unidos, desde a semana passada os ursos pardos do Parque Nacional de Yellowstone estão de volta à Lista de Espécies Ameaçadas de Extinção.

A decisão veio após uma longa controvérsia iniciada em agosto de 2017, quando a espécie foi removida da lista sob a alegação de que a população de ursos pardos de Yellostone havia aumentado. Na prática, isso significou que os animais poderiam ser caçados após 40 anos de proibição.

No entanto, a juíza distrital Dana Christensen concluiu que os ambientalistas e as tribos nativas têm razão em exigir que os ursos de Yellowstone sejam mantidos na Lista de Espécies Ameaçadas, sob a justificativa de que não foram apresentados dados consistentes comprovando a necessidade da exclusão.

Além disso, ela apontou que a medida poderia prejudicar também os ursos pardos de outros estados. A notícia não foi bem recebida pela congressista republicana Liz Cheney, que se posicionou contra a inclusão, a qualificando como uma tentativa de ambientalistas radicais de “destruir o estilo de vida do oeste americano”. Ela se comprometeu em trabalhar para garantir a remoção dos animais da Lista de Espécies Ameaçadas.

Saiba Mais

A estimativa da Fish and Wildlife Service é de que 700 ursos vivem hoje em Yellowstone e um total de pouco mais de dois mil em 48 estados norte-americanos.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *