Veganuary realiza campanha contra consumo de frango e ovos

“Convidamos as pessoas a mudarem sua alimentação a favor desses animais” (Fotos: Pixabay/Andrew Skowron)

A organização Veganuary, conhecida por convidar pessoas do mundo todo a experimentarem o veganismo”, lançou ontem (26) uma campanha contra o consumo de frango e ovos por meio da divulgação de informações sobre a realidade de bilhões de animais.

A entidade destaca que só no Brasil foram abatidos mais de seis bilhões de frangos em 2020, conforme dados do IBGE. “Convidamos as pessoas a mudarem sua alimentação a favor desses animais.”

O objetivo da campanha #SalvemAsGalinhas é tornar visível o que acontece antes dos consumidores encontrarem em açougues e supermercados os produtos resultantes da exploração e abate de frangos e galinhas.

Sofrimento dos animais 

“Para a produção de carne de frango, esses animais são manipulados para que cresçam muito mais rápido, o que não é natural”, destaca a Veganuary e acrescenta que a grande demanda por “carne branca” faz com que as aves não apenas cresçam mais rápido como sejam cada vez mais submetidas à violência desse sistema.

“O crescimento desproporcional e anormal a que são submetidas essas aves é apenas um dos maus-tratos denunciados pela Veganuary, assim como corte de bico sem anestesia, favorecimento de doenças devido à superpopulação nos galinheiros e comportamento agressivo em consequência do estresse gerado pelo confinamento”, cita.

“Muitas aves morrem antes de chegarem ao matadouro, e há casos extremos de canibalismo.”

Sobre o consumo de ovos

Sobre o consumo de ovos, a organização alerta que mesmo quando os produtores alegam que as galinhas são criadas “soltas”, ainda assim elas vivem em confinamento. Afinal, a única diferença é que não estão em gaiolas, porém continuam presas em galpões superlotados.

“Tanto na produção tradicional quanto ‘cage-free’, elas sofrem e vão para o matadouro após dois anos, quando deixam de ser lucrativas para a indústria de ovos. Por isso, convidamos quem consome frango ou ovos a experimentar o veganismo.”

Clique aqui para saber mais a respeito e participar da campanha #SalvemAsGalinhas

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *