Vegetais que seriam descartados viram proteína em pó no Reino Unido

Produção da proteína em pó a partir do excedente de vegetais vai ao encontro de uma crescente demanda por suplementos proteicos de origem vegetal (Fotos: Reuters/Shutterstock)

Uma empresa britânica decidiu utilizar vegetais que seriam descartados no Reino Unido para produzir proteína em pó. Ou seja, o que não é bem aproveitado pela indústria alimentícia, a Nutrapharma está em uma missão para transformar em suplementos proteicos.

A iniciativa permite dois tipos de inovação no segmento alimentício britânico – reaproveitamento eficiente e oferta de um produto que tem potencial para ser superior à proteína do soro do leite (whey protein). Esta segunda conclusão é baseada nas últimas análises feitas pela Nutrapharma.

Além de contribuir com a sustentabilidade, a produção da proteína em pó a partir do excedente de vegetais vai ao encontro de uma crescente demanda por suplementos proteicos de origem vegetal.

A ideia de oferecer uma solução comercial para o desperdício de alimentos veio do CEO da Nutrapharma, Eric Hilton, que ficou surpreso com a quantidade de cevada, beterraba e repolho descartados no condado inglês de Lincolnshire.

Desperdício de alimentos 

Recentemente a empresa recebeu recursos do projeto UK Sprint (SPace Research and Innovation Network for Technology), o que permitirá contar com o expertise de universidades que desenvolvem pesquisas na área.

Em 2019, o relatório “O estado mundial da alimentação e da agricultura 2019” (Sofa), da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), revelou que a região da América Latina e do Caribe responde por 20% da quantidade total de alimentos perdidos da pós-colheita até o varejo, mesmo com a região abrigando apenas 9% da população mundial.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *