Vídeo da BBC destaca benefícios em adotar uma dieta à base de vegetais

Vídeo também destaca benefícios para a saúde em adotar uma boa dieta à base de vegetais (Foto: Minimalist Baker)

Com linguagem simples, um vídeo objetivo e didático da BBC destaca a importância e os benefícios em adotar uma dieta à base de vegetais.

Com duração de menos de três minutos, “E se todo mundo se tornasse vegano?” disponível no canal BBC Ideas, no YouTube, começa apontando que o consumo de carne é um problema quando falamos em impacto ambiental.

No primeiro minuto é destacado que se a população global fosse vegana um dos pontos positivos é que os gases de efeito estufa gerados pela agropecuária zerariam.

“Uma pessoa come, em média, cerca de 40 quilos de carne por ano. Em países desenvolvidos, a média sobe para 80 quilos – ou o peso de um golfinho adulto.”

“Área do tamanho da Europa, China, EUA e Austrália”

No vídeo é citado que 80% das terras agricultáveis do mundo são voltadas à produção de carnes e laticínios, o que significa que a agropecuária demanda muito espaço. “Isso equivale a uma área do tamanho da Europa, China, EUA e Austrália.”

O que reforça também o quanto isso não é sustentável é que carnes e laticínios respondem por apenas 18% das nossas calorias, mesmo gerando tanto impacto. “São responsáveis por 60% das emissões de gases de efeito estufa da agricultura.”

O vídeo também reforça que a pecuária é uma das grandes causas do desmatamento da Amazônia e que a maior parte da carne consumida no mundo é produzida em grande escala.

“Quando as vacas digerem sua comida, elas produzem metano, um poderoso gás de efeito estufa que é 28 vezes mais poderoso que o dióxido de carbono. Uma vaca pode liberar até 100 quilos de metano por ano e hoje há no mundo 1,5 bilhão de bovinos.”

Benefícios para a saúde 

Se a população adotasse uma boa dieta à base de vegetais haveria inúmeros benefícios para a saúde, segundo o vídeo da BBC, citando um estudo que diz que oito milhões de mortes poderiam ser evitadas até 2050.

Por outro lado, um erro em “E se todo mundo se tornasse vegano?” é associar a produção de soja que favorece o desmatamento com a alimentação dos veganos. Afinal, a maior parte da soja é utilizada para alimentar animais que serão abatidos para consumo, como já abordei em um artigo que pode ser lido clicando aqui.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *