América Latina: Brasil lidera mercado de proteína de lentilha d’água

Com o aumento do interesse dos consumidores por proteínas não animais, um dos mercados que mais pode prosperar é o de proteína de uma planta aquática – a lentilha d’água. Segundo estimativa da Future Market Insights, o mercado mais do que dobrará até 2032 – subindo de um valor de US$ 71 milhões para US$ 165,6 milhões.

“O crescimento do mercado de proteína de lentilha d’água é sustentado pelo desenvolvimento de novos produtos. Os fabricantes também estão realinhando suas estratégias para capitalizar a crescente conscientização dos consumidores sobre hábitos mais saudáveis e o aumento da popularidade das proteínas à base de plantas”, informa a FMI.

Na América Latina, o relatório destaca que o mercado já é liderado pelo Brasil, que pode fechar 2022 com uma participação de 28,1% na produção de proteína de lentilha d’água. “Além disso, com a tendência crescente do veganismo, espera-se que a demanda por proteína de lentilha d’água cresça.”

A cadeia de valor inclui todas as fases envolvidas na produção, incluindo descarte e reciclagem, de acordo com a Future Market Insights.

“Uma cadeia de valor típica, que abrange desde a origem da matéria-prima até o descarte, inclui fornecedores, produtores, comerciantes, consumidores e outros participantes. No modelo de cadeia de valor circular, os materiais são reutilizados ou reciclados para reduzir o desperdício.”

O relatório também aponta que a linha entre produção e consumo está cada vez mais tênue. Se os pequenos agricultores estiverem perfeitamente integrados, os compradores poderão atender à demanda por alimentos de origem local, reduzindo o desperdício.

“A proteína de lentilha d’água tem um alto teor de minerais e proteínas. Contém ácidos graxos ômega 3, bem como vitaminas e minerais. Também supera a proteína de ervilha em valor biológico.”

A lentilha d’água é uma planta aquática florida que tem sido consumida principalmente no leste da Ásia por gerações. Também cresce em pântanos de água doce e tem um sabor suave, além de oferecer uma variedade de benefícios para a saúde, de acordo com o relatório.

“Os minerais encontrados na lentilha d’água são bem conhecidos por seus benefícios à saúde. No entanto, faltam pesquisas sobre seu uso no tratamento de doenças”, enfatiza.

Saiba Mais

Em 2019, a fabricante de proteínas de origem vegetal Parabel anunciou que um laboratório que presta serviços à marca encontrou uma fonte natural de vitamina B12 a partir da lentilha d’água, também conhecida como erva-de-pato.

Um estudo publicado no Food Chemistry Journal, intitulado “Nutritional value of duckweeds (lemnaceae) as human food” revelou que a planta é uma fonte sustentável de proteínas de alta qualidade, com um perfil nutricional de aminoácidos que cumpre os requisitos da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Gosta do trabalho da Vegazeta? Colabore realizando uma doação de qualquer valor clicando no botão abaixo: 




[themoneytizer id=”85237-1″]

 

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *