Animação brasileira aborda impacto do consumo de carne suína

Está disponível no YouTube, no canal Animália Viva, a animação brasileira “Chef Sui Ino”, que aborda o impacto do consumo de carne suína. O vídeo de menos de três minutos conta a história fictícia de um premiado chef, especialista em pratos com carne de porco, que conhece uma chef especialista em pratos veganos que o convida a refletir sobre a realidade por trás da carne envolvida em todas as suas conquistas.

Amanda Leitão o alerta sobre o impacto direto da criação em grande escala de animais para abate – como o impacto ambiental e a exploração por trás da carne. Ela aponta alguns aspectos da criação desses animais que são pouco conhecidos pelos consumidores – como as condições em que os porcos vivem.

“E toda essa vida de crueldade possui sempre o mesmo destino – o abate”, destaca a chef. E alerta: “O consumo inconsciente e a objetificação de suas vidas afetam a nossa saúde diretamente. Doenças surgem, a chance de ocorrência de novas pandemias aumenta e o nosso futuro é colocado em risco.”

A chef também o convida a desenvolver pratos veganos e dá sugestões sobre o uso de ingredientes. A iniciativa surgiu a partir de um convite feito ao Movimento Mineiro pelos Direitos Animais (MMDA) para que, com apoio do Pollination Project, fosse desenvolvido um projeto que abordasse a exploração de animais abatidos para o consumo humano.

“Com o objetivo de fazer uma construção coletiva, pensou-se na possibilidade de uma animação em parceria com o Núcleo de Estudos de Direitos Animais e Intersecionalidades (Nedai) da Universidade de Brasília”, explica Isabelle Tancioni, da Associação de Veterinários Veganos e Vegetarianos (Veg Vets).

Os porcos foram escolhidos por fazerem parte de vários pratos típicos da culinária mineira. “Pretendemos incentivar as pessoas a conhecerem, buscarem e experimentarem outras e deliciosas alternativas culinárias que não envolvam o sofrimento animal.”

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *