Ao Senado, professor do Insper diz que é preciso combater a caça

Só em 2020 foram protocolados seis projetos e indicações em benefício da caça no Brasil (Foto: Pixabay)

Na segunda-feira (23), durante debate da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado (CRE), que faz parte do ciclo “Agronegócio sustentável: a imagem real do Brasil”, o professor de agronegócio global, Marcos Jank, do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), disse que é preciso combater a caça de animais silvestres.

A declaração foi feita durante discussão sobre as mudanças que têm ocorrido desde o surgimento da pandemia. Segundo Jank, a caça é um problema que coloca em risco a saúde pública. O professor do Insper também defendeu que é preciso combater a comercialização de animais vivos em mercados.

Vale lembrar que na semana passada o PLS 201/2016, do senador Wellington Fagundes (PL-MS), que defende a autorização do abate e consumo de animais de espécies exóticas consideradas invasoras recebeu parecer favorável do relator e senador Plínio Valério (PSDB-AM) na Comissão de Meio Ambiente (CMA).

Congresso nunca acumulou tantos projetos em benefício da caça 

Além disso, o Congresso nunca acumulou tantos projetos de lei em benefício da caça como na atualidade. Só em 2020 foram apresentadas seis proposições e indicações – quatro do deputado Ronaldo Santini (PTB-RS), uma do deputado Afonso Hamm (PP-RS) e uma do deputado Nilson Stainsack (PP-SC) – que defende a liberação da caça esportiva por meio do PL 5544/2020.

Também há propostas de anos anteriores a favor da caça – como o PL 1019/2019, de Alexandre Leite (DEM-SP), que também desarquivou o PL da caça (6268/2016) do ex-deputado Valdir Colatto.

Atividades de caça também são defendidas pelo PLP 436/2014 e PL 986/2015, de Rogério Peninha Mendonça (MDB-SC), e PL 7136/2010, do atual ministro do Trabalho, Onyx Lorenzoni.

Gosta do trabalho da Vegazeta? Colabore realizando uma doação de qualquer valor clicando no botão abaixo: 




Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *