Brasil atinge recorde em matança de suínos

Foto: Aitor Garmendia

O Brasil atingiu um recorde em matança de suínos no segundo trimestre de 2022 ao abater 14,07 milhões de porcos. Isso significa 4,69 milhões por mês.

Segundo informações obtidas junto ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio de um levantamento concluído em setembro, é o maior número de suínos mortos nesse período desde o início da série histórica em 1997.

Isso significa um aumento de 7,2% em relação a 2021 e de 3% em comparação com o primeiro trimestre deste ano.

Santa Catarina é responsável por 28,4% do abate de porcos no Brasil. Na sequência estão Paraná, com 20,9%, e Rio Grande do Sul, com 17,1%. São Paulo está em quarto lugar.

Além do abate de suínos ter crescido nesses quatro estados, aumentou também em Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás.

No ranking de países que mais matam suínos, o Brasil está em terceiro lugar, perdendo somente para a China e os Estados Unidos.

Do total, 80% dos porcos abatidos no Brasil são destinados ao consumo interno, ou seja, têm suas carnes comercializadas em açougues e supermercados do país, conforme dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Para garantir um número elevado de abates, o Brasil também tem enviado para o matadouro muitos suínos com menos de seis meses de idade.

Ou seja, idade já não é prioridade, e sim fazer o animal atingir pelo menos o peso mínimo de 90 quilos para abatê-lo – o que é motivado pela alta demanda por carne de porco.

Este ano a organização Proteção Animal Mundial lançou o documentário “Bactérias Multirresistentes: Uma Ameaça Invisível”, dirigido por Gabriel Iorio e Denis Bertoncello, que está disponível no YouTube e aborda a partir do Paraná as consequências da produção de carne suína.

De acordo com o filme, as bactérias multirresistentes que estão surgindo no contexto da pecuária a partir do uso excessivo de antibióticos, para atender a demanda dos consumidores por proteína animal, são uma ameaça silenciosa que está afetando a saúde das pessoas, dos animais e do ambiente.

Vale lembrar que está tramitando na Câmara o PL 4195/2012, do deputado Afonso Hamm (PP-RS), reeleito este mês. Ele argumenta que a intenção é “propiciar melhor qualidade de vida aos estudantes e oferecer aos produtores garantia de escoamento da produção”.

Saiba Mais

É importante considerar que esses números não incluem animais mortos fora de matadouros comerciais ou ilegais.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *