Brasil é o país com mais opções para veganos na América Latina

De acordo com uma pesquisa realizada pela plataforma de busca de comida vegana HappyCow e pela organização Veganuary, a oferta de produtos à base de vegetais e de locais que oferecem opções veganas continua crescendo – com mais empresas e restaurantes se adaptando à demanda dos consumidores.

Atualmente a América Latina conta com mais de nove mil locais com opções veganas e o Brasil lidera o ranking de ofertas veganas, com 32,4% do total; seguido pelo México, com 25,9%; Argentina com 10,6%; Colômbia com 10,1% e Chile com 8,4%, formando, assim, a lista dos cinco países mais vegan-friendly da região.

“Os países com maior oferta vegana na América Latina coincidem com o ranking dos países com mais participantes [do desafio] Veganuary – com México, Argentina, Colômbia, Chile e Brasil posicionados no top 10. Por isso, fizemos esse mapa dos países e cidades com mais opções para veganos junto com a HappyCow, porque podemos ver como o aumento da demanda de pessoas que abriram mão de produtos de origem animal contribui para que restaurantes e diferentes empresas possam oferecer uma oferta cada vez maior”, comentou Mauricio Serrano, diretor da Veganuary na América Latina.

O Brasil se posiciona como o país com a maior oferta vegana. São mais de 2,9 mil locais com opções para quem segue uma alimentação baseada em vegetais. Da mesma forma, São Paulo lidera como a cidade mais vegan-friendly da região, com 573 alternativas. Diferentemente da tendência da maioria dos países da América Latina, no Brasil, a categoria delivery se posiciona em segundo lugar, atrás da categoria restaurante. Em relação às cidades, as que apresentam maior presença desse serviço são Rio de Janeiro e São Paulo.

“É incrível finalmente ver esse crescimento na América Latina. Alguns desses países sempre foram considerados extremamente difíceis para os veganos, mas hoje algumas empresas latino-americanas chegam a liderar o mundo em inovação, como a chilena NotCo”, disse Eric Brent, fundador da HappyCow.

Em relação às cidades latino-americanas com mais lugares com opção vegana, São Paulo, Buenos Aires e Cidade do México se posicionam nas primeiras colocações, seguidas por Santiago, Bogotá e Rio de Janeiro. Em relação às categorias, o México se posiciona como o país com maior número de restaurantes 100% veganos (447), seguido do Brasil e da Colômbia (418 e 120, respectivamente). Em relação à categoria de lojas veganas especializadas, o crescimento ainda é lento na região, liderado pelo Brasil, e com destaque para o Chile, Argentina e México, posicionando essa categoria entre os cinco maiores negócios por país.

O estudo analisou a oferta vegana da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Uruguai, Paraguai, Peru, México e Venezuela, e considerou todos os dados fornecidos pelo aplicativo HappyCow, que categoriza os diferentes negócios – restaurantes, lojas de produtos naturais, lojas veganas, padarias, delivery, lanchonete, sorveteria e food truck, entre outros – em veganos, vegetarianos e com opção vegana.

Jornalista e especialista em jornalismo cultural, histórico e literário (MTB: 10612/PR)

Uma resposta

  1. Que estranho, eu moro no Litoral de Santa Catarina e tem só alguns produtos veganos no mercado. Poucos e caríssimo. Na Argentina há até mercados veganos. Nem na capital, Florianópolis eu achei variedade vegana. Na cidade onde moro tem monte de restaurante com uma opção “vegana” no cardápio, mas quando você lê, essa opção vegana tem ovo ou parmesão, tempo tudo eu tenho que explicar que isso não é vegano, é vegetariano e que tem que mudar o nome do cardápio… se a gente não pregunta eles servem qualquer coisa. Acho que Brasil ainda está longe de veganismo, no ativismo e na militância também.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *